24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

No Dia Nacional da Cultura, atriz comenta sobre a execução da Lei Aldir Blanc em Amambai

2020-11-06 11:05:00

Nesta quinta-feira, dia 5, é comemorado o Dia Nacional da Cultura. O Grupo A Gazeta conversou com a atriz e diretora de arte e cultura do município, Alessandra Tavares, que falou um pouco sobre a execução da Lei Aldir Blanc na cidade. Desde março, Alessandra tem acompanhado os trâmites do projeto de aprovação, regulamentação e sanção da lei. A atriz também coordena os projetos “Virada Cultural”, “Mulheres em Cena” e “Fetran” da Sedesc, “Amambai em Cena” e “Teatro na Escola” da Semed e também coordena as atividades artísticas de música, teatro e dança da Secretaria de Assistência Social. Confira a entrevista: 

Atriz e Diretora de Arte e Cultura, Alessandra Tavares.

Nos fale um pouco sobre a importância do Dia Nacional da Cultura para nossa cidade.

Alessandra : (…) A cultura brasileira é muito diversa e deve ser prestigiada e celebrada todos os dias. É a nossa cultura a responsável por contar nossa história. Herdamos muitas coisas de nossos antepassados e nos reinventamos a cada dia. A cultura é o nosso maior patrimônio, é parte de nossa identidade, é o que representa a nossa nação. Toda cultura tem a sua importância, devemos saber valorizar e respeitar cada uma delas e, é claro, saber dar o devido valor e atenção principalmente para a nossa. Amambai, que nasceu da união de três raças, tem sua própria identidade, e essa diversidade é valorizada e se manifesta através da culinária, da arte, da língua, no estilo de vida e modo de pensar. 

Comente um pouco sobre os projetos que fomentam e valorizam a produção artística cultural de Amambai.

Alessandra : Nos últimos anos, nossa cidade tem vivido um marco, com relação a cultura, graças ao desempenho da gestão da Lígia Borges, ex secretaria de Desporto e Cultura e do prefeito Dr. Bandeira.Foram criados vários projetos artísticos culturais, valorizando nosso celeiro de artistas, como por exemplo a Virada Cultural, o Mulheres em Cena, o Som da Cidade, o Fetran e também o Festibai, que com formato diferente valorizou os músicos pratas da casa, sendo base para novos talentos. Espaços culturais, como a associação Cultural Amambaiense, Centro de Tradições Gaúchas, Grupo de Dança e Teatro Indígena Pai Kuara Rendye e Instituto Eduardo Dutra Lescano são exemplos de que devemos conservar e ampliar nossa história através da arte. 

Com a Pandemia, muitos profissionais da área tiveram seus trabalhos interrompidos. Comente sobre a Lei Aldir Blanc e como foi realizada a execução dela aqui em Amambai.

Alessandra : Prova de que nossa cultura tem extrema importância, Amambai foi uma das primeiras cidades do Mato Grosso do Sul a ter seu projeto de ação aprovado para a execução da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que estabelece um conjunto de ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais do País, durante o período de pandemia do Covid-19. Oito espaços do município foram contemplados, no valor total de R$ 141.000,00, para manutenção dos mesmos, e até 80 Artistas serão beneficiados, com R$ 161,016,81 através do Edital “Prêmio Cultural Juninho Fonseca”, nome dado como homenagem ao saudoso artista Amambaiense, o músico Juninho Fonseca, que teve sua vida ceifada ha 1 ano após um acidente de motocicleta. 

Como foi realizado o trabalho para contemplar estes artistas locais? 

Alessandra : Primeiro foi feito um cadastro de mapeamento de artistas e espaços culturais do município e, assim que a lei foi regulamentada, começamos os trâmites legais para enviar o projeto de ação para o Ministério da Cultura, onde fica a Secretaria Nacional de Cultura. Fomos aprovados em primeira instância, sendo uma das primeiras cidades do MS a receber o benefício. Nossos artistas e espaços culturais merecem toda a dedicação. Espero que a sociedade seja capaz de reconhecer e admirar a diversidade cultural que há na nossa cidade, demonstrando orgulho!  

Os Amambaienses poderão conferir os trabalhos dos artistas locais e técnicos cênicos, de diversas áreas, como Música, Teatro, Dança, Artesanato, Artes Plásticas , Artes visuais, Literatura e culinária, através de vídeos enviados em plataformas de redes sociais, como YouTube e Facebook, com a descrição “Prêmio Cultural Juninho Fonseca – Aldir Blanc" e também poderão ser beneficiados através da contrapartida dos espaços, pós pandemia, recebendo cursos, oficinas e apresentações. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete