19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Associação Hípica e Equoterapia busca recursos para construção de sede

2020-06-24 09:21:06

Fundada em novembro de 2019, a Associação Filantrópica Hípica e Equoterapia de Amambai começa a se estruturar e buscar meios para a construção da sua sede. O local passa a oferecer equoterapia e outras atividades que envolvem cavalos gratuitamente para a população.

De acordo com o presidente da Associação, José Adão Nogueira Gonçalves, o local já conta com os cavalos e o serviço de voluntários, como fisioterapeutas, psicopedagoga, técnico veterinário, entre outros. “O que buscamos agora é a construção de um barracão para a nossa sede e para isso precisamos da ajuda da sociedade. Talvez a pessoa não possa estar lá para ajudar, mas pode contribuir com a construção, com a doação de materiais ou o depósito de recursos na conta da Associação. Nós queremos dar um pouco de alegria a quem tanto precisa. A atividade com cavalos traz inúmeros benefícios para o ser humano e, para tornar isso acessível para todos, nós estamos reunindo forças para estruturar a nossa Associação. Sempre digo que um sonho, sozinho, é apenas um sonho, mas juntos tornamos realidade”, declarou o presidente.

Associação

A Associação se propõe a desenvolver equoterapia, uma ferramenta terapêutica que beneficia aspectos como postura, equilíbrio, coordenação motora e sentidos, mas vai além. É uma atividade de lazer ideal para proporcionar momentos relaxantes e de contato com a natureza, melhorando a autoestima e autoconfiança daqueles que a praticam. Não é incomum que pessoas com depressão relatem melhoras dos sintomas com a adição da equoterapia aos tratamentos.

No entanto, existem outros motivos que levam à procura da equoterapia, sendo este um papel fundamental que a Associação visa desempenhar. O uso da equoterapia se comprovou eficaz no tratamento de indivíduos com necessidades especiais, como Síndrome de Down e autismo, ou que possuem sequelas devido a problemas de saúde, tais como derrame.

Como planos futuros, militares sinalizam que desejam, juntamente com os organizadores, adicionar o hipismo entre as atividades. Tendo ganhado espaço suficiente para ser considerado o esporte com cavalos mais popular no mundo, o hipismo tem várias provas como adestramento, corrida e salto.

De acordo o presidente da Associação, o sonho de criar uma organização voltada para esta linha de atuação é antigo e que, com a ajuda de toda a sociedade, este espaço deverá crescer nos próximos anos.

A Associação Filantrópica Hípica e Equoterapia de Amambai é composta por José Adão Nogueira Gonçalves, presidente; Graciano da Silva Bruno, vice-presidente; Adna Helena Pimentel Zonatto, primeiro-secretário; Ana Cristina da Silva, segunda-secretária; Patrícia Gonzatto Gonçalves, primeira-tesoureira; Lucas Ávalo de Oliveira, segundo-tesoureiro; Aguinaldo Rodrigues de Oliveira, diretor de esportes; Celso Chaparro Fernandes, diretor de patrimônio; José Roberto dos Santos, diretor de eventos; Adrieli Escobar Chaparro, diretor social; Carlos Roberto Miranda Ribeiro, Leonardo Ramires Rios e Diego Leonardo da Silva fazem parte do Conselho Deliberativo e Eder Paulo Pinzan Mendonça e Kleberson Calistro Cubilha do Conselho Fiscal.

Contato

Quem deseja se associar ou praticar atividades com os cavalos, pode entrar em contato pelo telefone (67) 9.9936-3765. Por meio deste mesmo número também é possível combinar doações de materiais para a construção da sede. Para quem deseja contribuir com doações em dinheiro, os dados bancários da Associação são Banco do Brasil – Agência 0743-9 e Conta Corrente 35040-0.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete