01/05/2020 08:54

Saque de auxílio emergencial gera aglomerações em lotéricas e na CAIXA, em Amambai

Prefeitura de Amambai realizou ação educativa com a população que estava nas filas da agência Caixa Econômica Federal e lotéricas, com a distribuição de máscaras nesta quarta-feira, dia 29.

Is allowance instantly strangers applauded
Foto: Raquel Fernandes

O movimento nas agências da Caixa Econômica Federal e nas lotéricas aumentou de maneira significativa devido a criação do auxílio financeiro emergencial pelo Governo Federal. Desde segunda-feira, dia 27, o aumento foi ainda maior, devido ao início do calendário para saque em espécie, de acordo com o mês de nascimento e também pela dificuldade que os beneficiários estão tendo para configurar ou utilizar os valores da Poupança Digital por meio do aplicativo.

O auxílio emergencial se tornou um apoio importante para a população que foi afetada com os reflexos negativos da economia, devido às limitações causadas pela disseminação do coronavírus (Covid-19) em todo o país. Muitos trabalhadores perderam seus empregos e muitas famílias tiveram sua renda mensal diminuída ou zerada.

Por conta de todo este cenário, filas e aglomerações têm sido formadas diariamente nas agências bancárias da Caixa e lotéricas, contrariando as recomendações da Organização Mundial de Saúde e dos decretos e portarias municipais, estaduais e federais vigentes, que buscam combater e prevenir a contaminação pelo vírus.

Foto: Reprodução/Facebook

O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz Bandeira, realizou uma ação educativa nesta quarta-feira, dia 29, orientando a população a cerca da distância a ser respeitada nas filas e distribuiu máscaras gratuitamente para os beneficiários que estavam nas filas sem proteção. O Prefeito esteve acompanhado da equipe da vigilância sanitária, secretários e servidores da administração municipal que também atuaram na ação.

"Estamos fazendo a distribuição gratuita dessas máscaras que foram confeccionadas por voluntários em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Campanha “Eu me Amo, Eu uso Máscara”, que contou com a parceria de vários empresários e da população com a doação de tecidos e elásticos para a confecção destas máscaras“, declarou o prefeito, por meio de uma live divulgada pelas redes sociais da Prefeitura de Amambai, durante a manhã desta quarta-feira (29). 

O prefeito também destacou que tanto a Caixa, quanto as lotéricas, estão recebendo pessoas de vários municípios da região e por isso a população deve ficar em alerta.

“É muito importante que as pessoas se conscientizem da necessidade de se proteger e também de proteger o próximo e por isso estamos fazendo estas ações de caráter pedagógico”, destacou.

Foto: Raquel Fernandes

Dificuldades com aplicativo

A equipe do Jornal A Gazeta conversou com alguns beneficiários do auxílio, que não estão conseguindo utilizar a Poupança Digital pelo aplicativo CAIXA TEM, que foi criado para facilitar a utilização do auxílio e evitar as aglomerações. A reclamação é de que o aplicativo trava ou não conclui as ações.

Até o fechamento desta edição, não foi possível obter informações oficiais da Caixa Econômica Federal sobre os erros relatados com o uso do aplicativo.

Calendário para saque em espécie 

Caso deseje realizar o saque do valor em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas, o beneficiário deverá seguir o calendário abaixo dividido por mês de aniversário:

• 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
• 28 de abril – nascidos em março e abril
• 29 de abril – nascidos em maio e junho
• 30 de abril – nascidos julho e agosto
• 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
• 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Foto: Reprodução/Facebook

Fonte: Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta