21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Profissionais do Direito são essenciais para a garantia de direitos

2020-01-17 11:00:00

Marlon Antunes e Raquel Fernandes

Considerando a crescente complexidade e burocracia da sociedade contemporânea, o Artigo 133 da Constituição Federal define que ‘o advogado é indispensável à administração da justiça’, portanto a advocacia é uma profissão de reconhecida importância que garante a presença de um intermediador legal a fim de garantir os direitos de seus clientes.

Aqueles que optaram pela atividade advocatícia reconhecem a necessidade de encontrar soluções para conflitos entre partes opostas de um problema, procurando negociar ou conciliar através de diferentes ramos como, por exemplo, Direito Trabalhista, Empresarial, Administrativo, Penal e Cível.

Como opção de empreendedorismo, escritórios advocatícios gerenciam processos judiciais e assessoram empresas juridicamente, contando com diversos profissionais para resolver questões administrativas. Como exemplos de atuação, também estão análise de contratos empresariais, regularização de atos na Junta Comercial, recuperação de créditos e planejamento tributário.

Um empresário, muitas vezes, não consegue ficar a par das frequentes mudanças legislativas e, certamente, terá maiores dificuldades nas tomadas de decisões que influenciam diretamente o próprio negócio, sendo ele de pequeno, médio ou grande porte. Sendo assim, nada mais indicado que estar amparado por uma equipe de advogados.

Amambai conta com diversos escritórios advocatícios, atuantes em variados seguimentos jurídicos. Com o desenvolvimento do município, houve um aumento da demanda de trabalho, tornando necessária a modernização dos escritórios e a constante atualização dos profissionais. Atualmente, os escritórios têm formado equipes de trabalho visando a diversificação das áreas de atuação, a troca de conhecimentos e o aprimoramento das atividades jurídicas, que estão em constantes mudanças decorrentes das alterações das leis e da interpretação que lhes são dadas pelos Tribunais.

Escritório Calixto e Vicentin está há 14 anos atendendo em Amambai. Foto: Divulgação

A reportagem de A Gazeta procurou um escritório de advocacia de Amambai e conversou com os Advogados Edson Tavares Calixto e André Vicentin Ferreira, sócios do Calixto e Vicentin Advogados Associados SS, que foi fundado há 14 (quatorze) anos e tem atuação focada nas áreas Administrativa, Empresarial, Cível, Agrária e Trabalhista. Adotando este modelo de escritório-empresa, atualmente, possui cinco advogados experientes formados em faculdades do Mato Grosso do Sul e Paraná: André Vicentin Ferreira (Empresarial, Agrário, Cível e Trabalhista), Edson Tavares Calixto (Administrativo, Agrário, Cível e Trabalhista), Glauce dos Santos Morais Lima (Cível e Empresarial), Filipe Alexandre Bloch (Administrativo, Empresarial e Cível) e Samira Paola Butarelli (Cível e Trabalhista), além de duas funcionárias que atuam na parte administrativa do escritório (Jaqueline Alves da Rosa e Rafaela dos Santos Dorneles).

“Nos tempos atuais, é preciso modernizar a advocacia, de modo que o advogado além de estar atento à atualização profissional, devem também fazer uma boa gestão do escritório, de seus clientes e funcionários, o que é um grande desafio para todos nós, diante de das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia”, salientou o advogado André Vicentin Ferreira.

Datas comemorativas do Direito

Devido a sua importância, a advocacia ganhou duas datas comemorativas no país. A primeira é no dia 19 de maio em alusão ao padroeiro da profissão – Santo Ivo, e o Dia do Advogado no dia 11 de agosto, data em que os dois primeiros cursos de Direito foram fundados no Brasil, em 1827.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete