27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Associação Filantrópica Hípica e Equoterapia é fundada em Amambai

2019-11-22 12:56:17

Imagens: Divulgação

Ainda que muitos tenham o desejo de praticar equoterapia e outras atividades que envolvam cavalos, não são raras as vezes que estas práticas são inacessíveis aos cidadãos, seja por motivos de indisponibilidade do serviço na região ou até mesmo dificuldade financeira para arcar com eventuais custos.

Foi a partir deste pensamento que José Adão Nogueira Gonçalves, sargento da reserva da Polícia Militar, uniu forças que resultaram na criação da Associação Filantrópica Hípica e Equoterapia de Amambai, uma organização independente e sem fins lucrativos que tem como objetivo proporcionar acesso gratuito a todos. Fundada na segunda-feira (18), teve a presença dos vereadores Humberto Hasegawa e Luciano Maurício, enquanto o Secretário de Cidades, David Nicoline, representou o prefeito Dr. Bandeira.

A Associação se propõe a desenvolver equoterapia, uma ferramenta terapêutica que beneficia aspectos como postura, equilíbrio, coordenação motora e sentidos, mas vai além. É uma atividade de lazer ideal para proporcionar momentos relaxantes e de contato com a natureza, melhorando a autoestima e autoconfiança daqueles que a praticam. Não é incomum que pessoas com depressão relatem melhoras dos sintomas com a adição da equoterapia aos tratamentos.

No entanto, existem outros motivos que levam à procura da equoterapia, sendo este um papel fundamental que a Associação visa desempenhar. O uso da equoterapia se comprovou eficaz no tratamento de indivíduos com necessidades especiais, como síndrome de Down e autismo, ou que possuem sequelas devido a problemas de saúde, tais como derrame.

Como planos futuros, militares sinalizam que desejam, juntamente com os organizadores, adicionar o hipismo entre as atividades. Tendo ganhado espaço suficiente para ser considerado o esporte com cavalos mais popular no mundo, o hipismo tem várias provas como adestramento, corrida e salto.

De acordo com Adão Nogueira, presidente da Associação, o sonho de criar uma organização voltada para esta linha de atuação é antigo e que o espaço vai crescer nos próximos anos. Ainda, segundo ele, a busca para conseguir a doação de um terreno está chegando ao fim e que, em breve, a organização fará o anúncio desta conquista.

A Associação Filantrópica Hípica e Equoterapia de Amambai é composta por José Adão Nogueira Gonçalves, presidente; Graciano da Silva Bruno, vice-presidente; Adna Helena Pimentel Zonatto, primeiro-secretário; Ana Cristina da Silva, segunda-secretária; Patrícia Gonzatto Gonçalves, primeira-tesoureira; Lucas Ávalo de Oliveira, segundo-tesoureiro; Aguinaldo Rodrigues de Oliveira, diretor de esportes; Celso Chaparro Fernandes, diretor de patrimônio; José Roberto dos Santos, diretor de eventos; Adrieli Escobar Chaparro, diretor social; Carlos Roberto Miranda Ribeiro, Leonardo Ramires Rios e Diego Leonardo da Silva fazem parte do Conselho Deliberativo e Eder Paulo Pinzan Mendonça e Kleberson Calistro Cubilha do Conselho Fiscal.

A Associação está com endereço provisório sito à Avenida General Osório, S/N, na Associação de Moradores e Pequenos Produtores da Vila Santo Antônio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete