19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Discussão sobre preconceito marca lançamento de filme em Amambai

2019-09-28 11:27:55

Raquel Fernandes

Com a presença de estudantes, professores, funcionários públicos, comerciantes e população em geral, a produtora de vídeos BASEUM realizou o lançamento do filme "Mboraihu – O Espírito que nos Une". O evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 25, na câmara municipal, às 19 horas.

O documentário foi gravado no município de Amambai e retrata a realidade das comunidades indígenas, destacando o cultivo e o uso de plantas medicinais associado às rezas. Há cenas no filme que deixam em evidência o amor e a gratidão que população indígena têm pela natureza.

Com depoimentos de diversos moradores, o audiovisual também expõe as principais dificuldades enfrentadas pela comunidade indígena, como o preconceito, a discriminação e a violência.  As histórias contadas emocionaram o público presente, que após a exibição do filme, teve oportunidade de fazer perguntas e comentários sobre os temas tratados.

O professor Jânio Kaiowá Avalo foi um dos participantes do filme e durante o encontro falou sobre algumas dificuldades que sua comunidade passa. “Uma coisa que dói muito é quando a maioria da população mostra a história de  Amambai e a gente não aparece. Uma vez a minha avó me disse que não queria que nós sofrêssemos o  preconceito que ela sofria, mas infelizmente, hoje a gente ainda sofre. Nós temos que admitir que houve avanços, mas ainda há muito o que conquistar", declarou.

Documentário
A ideia do documentário surgiu do médico e pesquisador da Fiocruz, Paulo Basta. A Fiocruz realizou o lançamento do filme em Brasília no dia 12 de setembro, no Unicef. Durante o evento Paulo Basta destacou a importância da produção “Queremos conscientizar a sociedade sobre a importância de valorizar a cultura tradicional indígena para garantir o desenvolvimento sustentável no país. Buscamos ainda dar visibilidade às práticas tradicionais de cuidados e promover a valorização de manifestações culturais que contribuam para culturas diversificadas de cuidado no Sistema Único de Saúde [SUS], garantindo os princípios da integralidade, equidade, respeito, inclusão e cidadania”, fala do Paulo Basta publicado pela Fiocruz Brasília. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete