20/11/2023 15:24

Procon/MS orienta sobre falsas mensagens enviadas em nome da instituição

Is allowance instantly strangers applauded

Há mais de cinco meses, mensagens sobre falsos processos de abertura de reclamação têm sido atribuídas ao Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). Por conta disso, a instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) orienta para que cuidados adicionais sejam adotados e os casos denunciados.

Em outubro, os canais de atendimento do Procon/MS receberam 87 contatos referentes a tentativa de golpe. As falsas mensagens, em sua maioria enviadas a empresas, notificam sobre abertura de reclamação de consumidor, sendo acompanhadas de um link para que se visualize o processo. O conteúdo, nesse caso, é malicioso e não deve ser acessado.

“Temos reforçado o alerta para que fornecedores e consumidores estejam atentos ao receber esse tipo de mensagem. Na dúvida, procure o atendimento do Procon/MS pelos telefones (67) 3316-9800 ou Disque Denúncia 151”, esclarece o secretário-executivo do Procon/MS, Antonio José Angelo Motti. O caso já foi encaminhado para investigação policial.

Recomendações

Sempre verifique a origem da mensagem. As comunicações oficiais do Procon/MS utilizam o domínio “@procon.ms.gov.br”. Desconfie de e-mails que não sigam esse padrão.

Não clique em links. Os golpes têm se utilizado dessa prática para enganar os fornecedores e consumidores, sugerindo que acessem um link ou façam download para acessar a reclamação.

Denuncie o caso. Não esqueça de informar ao Procon/MS sobre a ocorrência, enviando texto do e-mail recebido para [email protected].

Texto e fotos: Kleber Clajus, Procon/MS

Fonte: Assessoria Governo de MS