20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Rose Modesto visita Feira Central e ouve população de Três Lagoas

2022-07-31 11:57:31

Rose Modesto visita Feira Central e ouve população de Três Lagoas

A pré-candidata ao governo do Estado, deputada federal Rose Modesto (União Brasil MS), percorreu a Feira Central, panfletou e ouviu as reivindicações da população neste sábado (30), em Três Lagoas. “Eu quero e vou cuidar de Mato Grosso do Sul. Um estado como o nosso não pode ser tão desigual. MS precisa ser bom para todos. Eu não quero inventar a roda e, sim, fazer a roda girar mais rápido, dando atenção à saúde, estudando o que pode ser feito para diminuir a carga tributária e cuidar da agricultura familiar. Um estado com terras tão boas não pode consumir cerca de 70% dos hortifrutigranjeiros de outros estados, já que aqui somos o celeiro do agronegócio”, explica.  

""
Rose Modesto conversa com feirantes em Três Lagoas. Foto: Leca Vector

Um olhar de cuidado para a saúde é o que Mayara Rios, 37 anos, acredita que Mato Grosso do Sul precisa. Ela mora em Três Lagoas com o marido há cinco anos. “Eu sou mãe de uma criança especial que precisa de tratamento e aqui (Três Lagoas) é difícil conseguir vaga e não tem médicos especialistas. A alternativa é ir para o interior de São Paulo buscar atendimento. Nós precisamos de políticos que cuidem do social e acredito que uma mulher terá esse olhar que precisamos tanto aqui no Estado”, explica. 

Já o feirante Paulo Bittencurt, 45 anos, que trabalha na área há 27 anos, comenta que são desumanos os impostos pagos em Mato Grosso do Sul. Ele explica que, em São Paulo, a venda de frutas, que é o caso dele, não é tributada, mas, ao atravessar para o Estado, tem que pagar 11,2% sobre a nota fiscal. “Com todos esses tributos, nós, feirantes, ou melhor, todos os comerciantes aqui de Três Lagoas, acabamos aumentando o valor na banca para compensar o que perdemos com a barreira”, argumenta. O feirante criou os dois filhos com o sustento que conseguiu nas feiras. 

Além da saúde, a alta carga tributária que impede a competição com o estado vizinho e a falta de atenção à agricultura familiar foram alguns dos pedidos feitos pela população de Três Lagoas à pré-candidata Rose Modesto.

""
Rose Modesto visita Feira Central de Três Lagoas e conversa com a população. Foto: Leca Vector.

Para o feirante Júlio Cesar Saito, 46 anos, que faz parte da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento 20 de maio, ainda falta muito incentivo para a agricultura familiar, principalmente no período da pandemia, onde a maioria dos compradores interromperam seu funcionamento ou fecharam. “Quem mais sofreu na pandemia foi o agricultor familiar, pois as escolas fecharam, os bares, até a própria feira deu uma pausa. Nós não temos incentivo, acesso à tecnologia e não conseguimos escoar a produção. Nós perdemos muito com atravessadores. Temos que vender barato, o atravessador é o que mais ganha e, lá na ponta, o consumidor é que sofre com o aumento do valor. As duas pontas saem perdendo”, comenta.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete