15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Walter Carneiro Júnior quer fortalecer o cooperativismo no agronegócio

2022-07-28 12:41:24

Walter Carneiro Júnior quer fortalecer o cooperativismo no agronegócio

Willams Araújo

O pré-candidato a deputado federal, Walter Carneiro Júnior (PP), deseja defender no Congresso Nacional, caso eleito em  2 de outubro, o cooperativismo como instrumento de implementação de uma política de mais resultados no agronegócio do país, principalmente em Mato Grosso do Sul, pela sua vocação no setor. 

A ideia, segundo ele, é fomentar ainda mais esse modelo de negócio que é a fonte de renda de bilhões de pessoas e com forte impacto na economia, abrangendo a agricultura familiar, que depende de novos projetos, melhores perspectivas de investimento.   

Para Walter Carneiro Júnior, é muito importante o formato de cooperativa por meio do qual os produtores rurais se organizam entre si e buscam ações conjuntas visando conseguir ganhar mercado, comprar melhor e desenvolver melhor as regiões. 

"No nosso mandato de deputado federal, nós vamos buscar fortalecer cada vez mais o cooperativismo como uma ferramenta de implementação de uma política de mais resultados na agricultura como um todo", reforçou ele, garantindo que essa é uma de suas metas de atuação na Câmara dos Deputados a partir na próxima legislatura,  a ser instalada em fevereiro do ano que vem. 

Dados do censo agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que 48% de tudo que é produzido no campo passa, em algum momento, por uma cooperativa. Isso mostra que, apesar das dificuldades decorrentes da crise econômica, o cooperativismo mantém seu crescimento – e que este é o momento de investimento e ampliação do faturamento. 

Diante disso, o pré-candidato destaca que enquanto empresas comuns sofreram com a crise econômica, as cooperativas demonstram uma grande resiliência, já que são pautadas por uma proposta coletiva de sustentabilidade, otimizando resultados em prol do coletivo e não apenas no benefício de um pequeno grupo. 

"O cooperativismo tem tudo a ver com a sustentabilidade e é nessa linha que vamos atuar visando incrementar esse setor produtivo", colocou WalTer Carneiro Júnior, aproveitado para parabenizar o homem do campo pelo Dia do Produtor Rural, comemorado nesta quinta-feira, dia 28 de julho. 

"Queremos render as nossas homenagens aos homens e mulheres rurais que trabalham incansavelmente para movimentar um setor indispensável ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e de imenso Brasil", destacou.

FCO

"Vamos estabelecer uma parceria institucional com o governo do Estado para obter novos investimentos para políticas públicas sustentáveis nesse setor, com objetivo de buscar um ambiente favorável para o desenvolvimento e fortalecimento das cooperativas", acrescenta ele. 

Walter Carneiro Júnior cita, entre outras fontes de recursos, o FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), que desenvolveu, por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo no Estado, com investimento na suinocultura. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete