17/01/2022 13:03

Estudantes do programa Estágio Supervisionado elogiam qualidade da preparação para o início do trabalho

Is allowance instantly strangers applauded

Os estudantes selecionados no programa “Estágio Supervisionado” do Governo do Estado elogiaram a fase de capacitação, que começou em janeiro com aulas e conteúdos por meio virtual. Eles devem começar os trabalhos nas secretarias e autarquias estaduais em fevereiro.

O programa foi lançado pelo governador Reinaldo Azambuja em agosto do ano passado, abrindo 250 vagas para estudantes realizarem estágio nas secretarias e fundações estaduais. Com um investimento de R$ 11,8 milhões, o objetivo desta iniciativa é colocar alunos de universidades públicas e particulares para desempenharem atividades de suas graduações no poder público.

Governador assina convênio para programa de estágios (Foto: Chico Ribeiro)

"É um programa inédito no Brasil. Através desse convênio com universidades públicas e privadas, vamos disponibilizar aos alunos estagiários adentrarem nas estruturas de governo, conhecerem modelos de governança e contribuírem com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.

Nesta primeira fase foram selecionados 125 estudantes de diferentes cidades e universidades, que desde 3 de janeiro começaram a participar da capacitação on line, com aulas virtuais e envio de conteúdos digitais. Este aperfeiçoamento segue até o final do mês e a expectativa é que em fevereiro eles começam a trabalhar.

Expectativa e aprendizado

Selecionada para o programa, a estudante Júlia Batista Franco, de 23 anos, faz Arquitetura e Urbanismo na UFMS e está se surpreendendo com a fase de capacitação do estágio. “Está sendo uma ótima oportunidade para aprender sobre assuntos que não são vistos no meu curso, com professores qualificados nestas áreas. A capacitação está sendo ótima, todo programa está sendo muito organizado pela equipe”, descreveu.

Ela ponderou que a expectativa é aprender e adquirir mais conhecimento ao longo do estágio. “Minha intenção é usufruir de todo este conhecimento adquirido na capacitação, para contribuir com a equipe da secretaria onde forem me encaminhar e que eu possa aprender com esta experiência”.

Lucas de Souza, estudante de Direito da UFMS, também elogiou esta etapa inicial do estágio. “Está sendo uma experiência muito legal, por oferecer um curso de capacitação prévio para os estagiários aprovados. Estou tendo capacitações em cursos de gestão de projetos, informática avançada, ética, que são experiências que serão muito uteis ao meu estágio”.

Para Aldaísa Souza Duarte, estudante de Licenciatura em Pedagogia da Uems, a capacitação ajudará no seu currículo e aprendizado. Ela espera contribuir com seu trabalho nas repartições públicas. “Uma das minhas expectativas que tenho neste estágio, é que eu posso ouvir e ser ouvida, podendo colaborar e desenvolver o melhor trabalho para o serviço público na minha área da educação”.

Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Divulgação (foto do destaque: acadêmica Aldaisa Duarte)

 

Fonte: Assessoria Governo do MS