32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ouvidoria da AGEMS ganha eficiência com nova ferramenta de business intelligen

2022-01-07 08:06:13

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) começa a utilizar em sua Ouvidoria uma nova ferramenta de tecnologia, a serviço da melhoria das atividades dessa que é a área de ligação direta com os usuários. O software de B.I (Business Intelligence) Qlink Sense vai permitir agilidade e praticidade no tratamento das solicitações recebidas e na análise de dados.

A digitalização da Agência Reguladora, por meio de investimentos como esse, são compromissos da atual direção para modernizar e dar mais eficiência aos serviços.

“Informação de qualidade é essencial na regulação para melhorar os serviços públicos. Seja para o nosso pessoal de campo, para os especialistas analisarem, para a tomada de decisão gerencial. E nosso compromisso é fazer com que a AGEMS avance muito nos próximos anos”, destaca o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.

""

Dados vivos

A implantação dessa ferramenta de B.I. é uma parceria com a SGI – Superintendência de Gestão da Informação. Depois de discussão de demandas e levantamentos da aplicação que serviria à Agência, a SGI ajustou o software e ministrou treinamento à equipe da Ouvidoria. “O Qlink Sense ‘conversa’ diretamente com o nosso sistema, o e-Ouvidoria. As informações que são registradas no nosso banco de dados poderão ser lidas, analisadas, interpretadas com mais praticidade”, explica a Ouvidora, Cristiane Leite.

A produção de relatórios de Ouvidoria, até então feita com ferramentas tradicionais como o Excel, ficará mais ágil e dinâmica.  “Já foram disponibilizados pela SGI vários painéis [modelos de extração e visualização de dados] para começarmos a utilizar, e, a partir daí, vamos poder ir criando quantos forem necessários. São dados ‘vivos’, on line para serem manuseados. Pode-se escolher trabalhar com diferentes filtros, com um período específico, com um determinado tipo de reclamação, com foco direcionado sobre um ou outro prestador de serviço”, completa a Analista de Regulação, Nauristela Damasceno. “Um trabalho de relatório que todo mês levava de três a quatro dias, poderá ser feito de forma instantânea”.

Fiscalização

Para a sociedade, um resultado prático dessa modernização de trabalho será a melhor interação entre a Ouvidoria e as áreas técnicas. Cada registro feito no e-Ouvidoria é automaticamente incorporado ao Qlink Sense.

Os setores de acompanhamento e fiscalização terão oportunidade de obter informações ágeis sobre os registros dos usuários e de consultar dados específicos extraídos com o B.I. Com isso, os monitoramentos remotos e as fiscalizações devem ser ainda mais assertivos.

Gizele de Oliveira, Agems
Fotos: Cleidiomar Barbosa

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Enquete