12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rose Modesto acredita que escolas devem mostrar verdadeira importância do agronegócio

2021-07-28 20:25:21

A Deputada Federal e Terceira Secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Rose Modesto, protocolou o Projeto de Lei 2534/21, que institui a Semana do Agronegócio na Escolas. A proposta é que a ação ocorra anualmente, nas instituições de ensino fundamental e médio, públicas e privadas.

De fato, os números no país impressionam: o PIB do agronegócio brasileiro avançou 24,31% em 2020 em relação a 2019, representando 26,6% no PIB brasileiro, com recursos na ordem de quase R$ 2 trilhões. No tocante ao emprego, no último ano, o setor preservou seus postos e gerou mais de 60 mil novas oportunidades. 

Segundo Modesto, “…mais do que qualquer outro, os sul-mato-grossenses sabem da importância do agro para o desenvolvimento e crescimento do estado, o fomento da economia e a geração de emprego e renda”. Em 2020, em meio à pandemia do Coronavírus, o Valor Bruto da Produção do Maro Grosso do Sul cresceu 29%. Um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, mostrou que o estado é o quinto maior produtor de grãos do país, com 19,9 milhões de toneladas de soja e milho na Safra de 2020. Em termos de Valor Bruto da Produção, que engloba a agricultura e a pecuária, o Mato Grosso do Sul tem o 7º maior resultado, com R$ 42,53 bilhões.

Pelo texto proposto, a parlamentar acredita que quanto mais cedo os jovens entenderem sobre o agro, mais o país avançará. Vale lembrar que Rose é filha de agricultores e, desde que entrou na política, defende o segmento. Na justificativa do projeto, a deputada lembrou também sobre a questão da segurança alimentar. “Tanto a FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, quanto a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, colocam o Brasil em posição de destaque para prover a segurança alimentar mundial”. 

A deputada acredita que quanto mais cedo os jovens entenderem as questões do agro, melhor será para o Brasil. Ela destaca, inclusive, as boas práticas que, segundo ela, precisam ser respeitadas: “Se os jovens tiverem consciência desde cedo, eles entenderão que é possível crescer no agro preservando a natureza. As escolas têm um papel fundamental na formação dos nossos jovens e quando elas trabalharem o tema, a realidade do agro vai mudar em todo o país. Estamos falando de um segmento que envolve uma cadeia de produção alimentar que interliga vários setores, como a agricultura, a pecuária e a indústria, além do comércio que consome os produtos. É fundamental que isso seja trabalhado pelas escolas.”

Modesto falou sobre o projeto também no programa Tribuna Livre, da Rádio Capital 95FM, que participa toda semana. No ar, ela afirmou que vai continuar priorizando o setor: “Precisamos trabalhar políticas públicas que possam valorizar e dar uma maior assistência aos pequenos produtores. Temos que trazer tecnologia de ponta, utilizada em outros países e, claro, tentar diminuir a dependência dos produtores dos bancos. A ideia é conseguir mais investimento para hidrovias e ferrovias, trazer mais indústrias para o Mato Grosso do Sul e trabalhar para melhorar o Fundo de Investimento para o Setor Agropecuário (FIAGRO)”. 

O projeto foi encaminhado para a Comissão de Educação, na qual será apreciada pelos membros na volta do recesso parlamentar. 

 

Sobre o projeto: O PL 2534/21 Institui a Semana do Agronegócio na Escola nas instituições de ensino fundamental e médio públicas e privadas.

A proposta é que o evento ocorra anualmente, nas instituições de ensino fundamental e médio públicas e privadas. O objetivo é apresentar os conceitos essenciais do agro, a importância do setor para a economia brasileira e mundial, além possibilitar que os professores trabalhem com os alunos a necessidade de proteção, conservação e preservação ambiental. Os alunos também aprenderão sobre a questão do manejo adequado dos recursos naturais, e sobre a importância do associativismo e do cooperativismo. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete