26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sindicato dos Jornalistas abre campanha de filiação e refiliação

2021-03-03 18:38:19

Visando fortalecer a luta pela valorização da categoria, a diretoria do Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados) abriu nesta semana nova campanha de filiação e refiliação dos profissionais que atuam nos meios de comunicação de Dourados e das demais cidades da sua base jurisdicional. A campanha foi definida em assembleia extraordinária realizada na noite de quinta-feira (11) e se estenderá pelo período de 60 dias.

O presidente do Sinjorgran, João Carlos Torraca, explica que a campanha de refiliação tem por finalidade atrair jornalistas que já foram do Sindicato, alguns inclusive desde sua fundação, mas que por motivos diversos afastaram-se da entidade por alguns anos e, com a renovação da diretoria em 2020, manifestaram interesse em retornar para o quadro de filiados, mas viam como empecilho a quitação da dívida anterior junto a tesouraria do sindicato.

“Chegamos ao consenso, em decisão unânime dos participantes da assembleia, que é preciso fortalecer a luta do sindicato e para isso é imprescindível contar com a experiência de colegas que já formaram trincheiras no Sinjorgran e ainda têm muito a contribuir no dia a dia da entidade representativa dos jornalistas de Dourados e região", diz o presidente Torraca, lembrando ainda que as redações das empresas de comunicação estão cada vez mais enxutas e o fechamento do curso de Jornalismo, há 10 anos, em Dourados são fatores que reduzem as perspectivas de que uma quantidade significativa de novos profissionais entrem para o quadro de filiados do Sindicato.

Já a tesoureira do Sinjorgran, Karine Segatto, também salienta que a reforma trabalhista, em 2017, acabou enfraquecendo as entidades sindicais dos trabalhadores e muitas entidades têm tido dificuldades de manutenção, principalmente aquelas que têm como única fonte de receita as mensalidades dos seus filiados. “O Sinjorgran atualmente está com uma pequena quantidade de jornalistas filiados que pagam em dia as mensalidades, a maioria trabalha em empresas que fazem o desconto em folha. Todavia, as despesas com aluguel da sala, contas de energia elétrica, internet e telefone da sede estão maiores que o pagamento das mensalidades. Precisamos, pelo menos, equilibrar essa conta”, argumenta.

A assembleia também decidiu estabelecer um teto da dívida em 6 mensalidades, conforme o Art. 16º dos Estatutos do Sinjorgran, para refiliação dos antigos filiados e também dos inadimplentes de 2016 a 2020, pelo período de dois meses de campanha.

Para refiliar ao Sinjorgran o jornalista precisará apresentar novamente a documentação necessária e ser aprovado em assembleia, da mesma forma que os novos filiados. A próxima assembleia está prevista para 9 de março, às 19h. A sede do Sinjorgran fica na Rua Joaquim Teixeira Alves, 1985, 1º andar, sala 07. O telefone é 3422-5540 e o e-mail [email protected]

FILIAÇÃO

Para fazer parte do Sinjorgran é preciso preencher a ficha de filiação e enviá-la datada e assinada; uma foto 3 x 4 atual; cópia do comprovante de residência; cópia da declaração da empresa informando que exerce a função de jornalista com remuneração (ou cópia do diploma de Jornalismo); cópia carteira de trabalho das páginas onde consta a sua foto e identificação, outra do verso dessa página e outra da parte onde consta o seu registro profissional (DRT ou MTB).

Para facilitar pode ser tudo digital, tirar foto digital e foto das páginas da carteira de trabalho e do comprovante de residência. Tudo deve ser enviado por e-mail: [email protected] .

Endereço: Av. Joaquim Teixeira Alves, 1985 – Centro, Dourados – MS, 79801-012

Telefone: (67) 3422-5540

E-mail: [email protected]

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete