33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Grêmio segura São Paulo no Morumbi e vai à final da Copa do Brasil

2020-12-31 06:18:33

O Morumbi, na capital paulista, recebeu o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil entre São Paulo e Grêmio. Depois da vitória por 1 a 0, em Porto Alegre, o Tricolor gaúcho dependia de um empate para chegar à 9ª final e manter vivo o sonho do hexacampeonato. O dono da casa precisava de, no mínimo, dois jogos de vantagem para retornar a uma decisão depois de 20 anos e tentar o título inédito.

A primeira grande chance do jogo foi dos visitantes. Aos 10 minutos, depois de um escanteio cobrado por Jean Pyerre, Diego Souza ajeitou e Victor Ferraz dominou sozinho quase dentro da pequena área. O chute do lateral-direito bateu na trave. Aos 18, de novo quase gol dos gaúchos. Diego Souza forçou o erro na saída de bola do Daniel Alves e tentou uma bicicleta depois da rebatida. A bola passou muito perto. Até a metade do primeiro tempo, a estratégia do técnico são-paulino, Fernando Diniz, de escalar o meia Tchê Tchê no lugar do atacante Luciano lesionado, que havia dado certo na vitória sobre o Atlético Mineiro por 3 a 0 pelo Campeonato Brasileiro, não havia surtido efeito. Eram apenas finalizações sem perigo. O time estava muito nervoso e errava demais.

A primeira boa chance do Tricolor do Morumbi apareceu aos 28. Justamente quando Tchê Tchê achou um lugar às costas dos volantes gremistas, ele abriu para Juanfran, que cruzou. A zaga falhou e o próprio Tchê Tchê tocou para Gabriel Sara, que bateu colocado de dentro da área. A bola passou longe. Aos 32, Bruno Alves concluiu de cabeça um escanteio, com perigo. Os últimos minutos na primeira etapa foram muito truncados e com poucas oportunidades. Dessa forma, os dois times foram para os vestiários com o placar fechado. Até aquele momento, a vaga era do Grêmio.

"Grêmio
Grêmio avança á final da Copa do Brasil 2020 em embate contra o São Paulo. – Lucas Uebel/ Grêmio FBPA/ Direitos reservados

Pouca coisa mudou no começo da etapa final. O São Paulo seguia procurando espaços, enquanto o Grêmio marcava e esperava a chance de encaixar o contra-ataque fatal. A primeira chance foi do São Paulo. Aos 12, o lateral-esquerdo Léo tentou finalizar dentro da área. Só que pegou muito mal e mandou longe. O Tricolor do Morumbi continuava com a bola, mas não levava perigo para o Grêmio. Aos 18, Fernando Diniz mudou. Colocou Vitor Bueno e Toró e tirou Léo e Luan. Renato Gaúcho apostou na velocidade do Ferreira, no lugar do lesionado Victor Ferraz. Thaciano, que já havia entrado no lugar do Alisson, foi deslocado para a direita.

Aos 33, vendo que a equipe tinha a bola, só que não conseguia criar praticamente nada, Fernando Diniz fez três mudanças. Tirou Tchê Tchê, Igor Gomes e Bruno Alves. Entraram Hernanes, Tréllez e Paulinho Bóia. O Grêmio também mudou em série. Diego Souza, Pepê, Jean Pyerre saíram. Foram a campo Paulo Miranda, Darlan e Everton. O jogo esquentou. Teve muita catimba, muita discussão. O São Paulo conseguiu a primeira conclusão ao gol gremista apenas aos 47 minutos. Depois de outro bate e rebate dentro da área, Toró, sozinho, cabeceou e o goleiro Vanderlei defendeu.

Mas o jogo ficou nisso mesmo. Empate em 0 a 0. E a vaga à decisão ficou com o Grêmio. O São Paulo colecionou a 28ª eliminação na década em mata-matas. A decisão contra o Palmeiras, que venceu a outra semifinal, será apenas em 2021. As datas dos jogos são 3 e 10 de fevereiro. A ordem dos confrontos será definida em sorteio na sede da CBF no dia 14 de janeiro.. 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete