29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Atleta de Amambai disputa Brasileiro de Atletismo em Fortaleza

2019-09-20 21:18:05

O campeão de atletismo Yuri Moreira (e) com o professor e treinador Miller Samorio. Yuri será Amambai e o Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro neste domingo em Fortaleza. (Fotos: Divulgação)

Vilson Nascimento

O atleta amambaiense Yuri Moreira Benites, de 14 anos, está em Fortaleza, capital do Cerará, onde disputa neste domingo, 22 de setembro, o Campeonato Brasileiro/Caixa de Atletismo Sub-16 anos.

Yuri, que é o atual campeão dos Jogos da Juventude Brasileiros na prova do lançamento do dardo, alcançou o índice para disputar, na capital cearense, a mesma prova do lançamento do dardo e também a prova do arremesso do peso.

Aluno do 8º ano B da Escola Guarani Kaiowá Municipal, da aldeia Amambai, Yuri chega à competição nacional em Fortaleza, que é promovida pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo), trazendo na bagagem os títulos estaduais de 2019 em Mato Grosso do Sul das provas do lançamento do dardo e do arremesso do peso, onde foi ranqueado para a competição nacional, o tricampeonato da prova dos 75 metros dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul e o bicampeonato da mesma competição na prova do lançamento do dardo.

Yuri Moreira integra a equipe de atletismo desenvolvida através da APP (Associação dos Pais e Professores) da Escola Guarani Kaiowá, entidade esta que é filiada a FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul).

A equipe tem como técnico o professor de educação física indígena Miller Samorio que, com apoio da diretora da Escola Guarani Municipal, professora Dayane Aquino Cáceres, da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura) da prefeitura local e da Secretaria Municipal de Educação, em Amambai, desenvolve um trabalho de base que tem revelado, dentro da comunidade indígena, diversos talentos para o esporte amambaiense.

Para participar da competição em Fortaleza, além das instituições citadas acima, Yuri Moreira conta com apoio da FAMS e do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS).

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete