32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

UEMS de Amambai inicia curso de Pedagogia Intercultural

2023-03-24 13:14:13

UEMS de Amambai inicia curso de Pedagogia Intercultural

Foi com a bênção dos Nhaderus e Nhandesys, rezadores e rezadoras da Aldeia Amambai, que teve início o novo curso oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na noite dessa terça-feira (21), em Amambai.

O curso de Pedagogia Intercultural é uma antiga luta das comunidades tradicionais e também de pesquisadores da educação indígena, que viram a necessidade de uma graduação com foco na interculturalidade.

O curso em Amambai é um dos únicos no país na proposta dele, em que tem como público-alvo os candidatos que atuam como professores indígenas dos povos Kaiowá e Guarani e que estejam vinculados à Rede Municipal de Educação dos municípios de Amambai e Caarapó, como docente na Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas indígenas.

A estrutura curricular possui disciplinas voltadas para o letramento, numeramento e alfabetização bilíngue e outras voltadas para as teorias guarani-kaiowá sobre educação, desenvolvimento, cognição e aprendizagem. Com a criação deste curso, a UEMS reafirma seu compromisso com a inclusão, a permanência e a formação de estudantes indígenas ao longo de sua história.

O prefeito de Amambai fez questão de prestigiar o evento e salientou seu compromisso com a educação amambaiense e, principalmente, com a educação indígena. “A educação é a única maneira segura de ascensão social e mudança de vida, então qualificar nossos professores indígenas é aumentar as chances das nossas crianças indígenas terem um futuro promissor”, disse Dr. Bandeira.
Em nome da presidente da Câmara de Vereadores, Lígia Borges, o vereador Tato Souza celebrou a chegada deste curso ao município e disse se sentir muito honrado em ter proposto sua instalação em uma de suas indicações feitas na Casa de Leis em 2021.

O secretário estadual de educação, Helio Daher, ressaltou que educação é sinônimo de esperança e que o início deste curso simboliza a esperança do povo Guarani Kaiowá transformarem sua realidade.

Autoridades Presentes

Participaram da Aula Magna: o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira; a presidente da Câmara, Lígia Borges acompanhada dos vereadores Tato Souza, Cida Farias, Janete Córdoba, Odil Puques e Anílson Prego; o reitor da UEMS, doutor Laércio Carvalho; o secretário estadual de educação, Helio Daher; a vice-reitora da UEMS, doutora Celi Correa Neres; a pró-reitora de ensino da UEMS, doutora Maria José de Jesus Alves Cordeiro; o gerente da UEMS de Amambai, Flávio Rodrigues Lhopes; a coordenadora do curso de Pedagogia Intercultural, douradora Nedina Roseli; a secretária de educação de Caarapó, Ieda Mara Marran e lideranças das aldeias indígenas da região.

Veja fotos:

"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS
"UEMS

Fonte e Fotos: Patrícia Dapper / SECOM

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete