14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Amambai marca presença no IX Encontro Regional de Educação Pública e Povos Indígenas, em Assunção

2022-08-16 14:22:25

Amambai marca presença no IX Encontro Regional de Educação Pública e Povos Indígenas, em Assunção

Profissionais da educação de Amambai juntamente com membros da diretoria do Simted de Amambai (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação)e da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) estiveram entre os dias 9 e 10 de agosto, em Assunção, no IX Encontro Regional de Educação Pública e Povos Indígenas convocado pelo Comitê Regional de Educação Internacional para a América Latina.  

O primeiro dia do Encontro começou com as boas-vindas dos organizadores e a apresentação de todas as delegações, incluindo a delegação de Mato Grosso do Sul, que foi composta por 55 profissionais. Também teve apresentação cultural de algumas das populações indígenas presentes e foram iniciados os trabalhos em grupos para análise dos desafios e propostas que enfrentam nos sistemas públicos de educação.

A Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais destacou a importância do debate sobre a educação indígena: “a FETEMS sempre discutiu as questões, as problemáticas indígenas e somos sempre abertos e solidários, pois sabemos dos desafios e das demandas, por isso abraçamos a população indígena, principalmente para representá-lo junto ao poder público e reivindicar suas garantias de direitos! Saúdo e parabenizo a todos e todas que estão neste Encontro tão fundamental para o futuro da educação indígena em nosso país e toda América Latina!”

O evento contou com a presença de professores da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru e Paraguai. Este é o IX Encontro Regional de Educação Pública e Povos Indígenas que o Comitê Regional da IEAL convoca e tem como objetivo visibilizar as condições em que vivem as populações indígenas da região e a exclusão que enfrentam especificamente nos sistemas educacionais.

O Encontro é uma oportunidade para os participantes compartilharem experiências e discutirem questões como a necessária descolonização da educação pública, as condições de conectividade que ampliam as lacunas de acesso das populações indígenas e o impacto que a pandemia de COVID19 teve nessas comunidades.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete