02/08/2022 16:01

Professores da UEMS/Mundo Novo lançam livro que aborda potencialidades entre Reservas Particulares e Educação Ambiental

No dia 5 de agosto a UEMS de Mundo Novo, juntamente com a família de Ernesto Vargas Baptista, lançará o livro “Reserva particular do Patrimônio Natural e Educação Ambiental”. O evento ocorrerá no anfiteatro da Unidade Universitária às 10h e integrará a programação do III Workshop RPPN Ernesto Vargas Baptista, que terá como tema “Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Territorial Sustentável”.

A obra trata de forma contextualizada, dinâmica e atual sobre as reservas do patrimônio natural e sua importância no contexto da educação ambiental. O lançamento do livro é fruto da entrega do I e II Workshop da RPPN Ernesto Vargas Baptista, realizados em 2018 e 2019 e que contou com o apoio de mais de 40 instituições públicas e privadas.. O título será publicado pela Editora UEMS tendo como organizadores Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão (proprietária da RPPN Ernesto Vargas Baptista) e o prof Dr. Leandro Marciano Marra (gerente da UEMS/Mundo Novo).

O prefácio do livro é assinado pelo reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Carvalho e a apresentação é assinada pelo IHGMS e por Vera Tylde de Castro Pinto. Com base em conhecimento técnico, informações e soluções práticas, os organizadores propõem uma importante reflexão sobre o papel das instituições e da sociedade no desenvolvimento territorial sustentável, alicerçado no uso de inovações ambientais, contribuindo para o crescimento econômico e gerando tecnologias sociais.

“A publicação representa o potencial que a Universidade possui quando trabalha os três pilares ensino, pesquisa e extensão em parceria com instituições públicas, privadas e a sociedade, buscando uma simbiose mutualística onde todos os envolvidos se beneficiam. É o poder que as parcerias em prol das metas possui de encurtar caminhos, acelerar conquistas e ofertar entregas à sociedade. É momento de gratidão a todos que acreditaram neste sonho que hoje se torna realidade”, afirma o organizador da obra, prof. Dr. Leandro Marra.

Para Ana Luzia, “a publicação representa uma grande satisfação, pois resulta de esforço conjunto de diversos pesquisadores e instituições, liderados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Instituições que trazem em seu bojo objetivos diversos, como o Rotary Club de Campo Grande, que se dedica ao trabalho voluntário, a Itaipu Binacional, empresa privada que é modelo de excelência em gestão, o poder público, e, principalmente, os autores e pesquisadores, que se aliaram para produzir um livro que traz valiosa colaboração para as pessoas que pretendem implantar RPPNs e para todos aqueles que pretendem desenvolver a Educação Ambiental em Unidades de Conservação”, ressaltou a organizadora.

Fotografia aérea da RPPN Ernesto Vargas Baptista, com o Rio Paraná margeando o território

Mais sobre o livro

A obra possui 11 capítulos totalizando 322 páginas e será publicado em formato de e-Book e impresso, estando disponível gratuitamente no site da Editora UEMS a partir da data de lançamento. O título conta com a participação de 25 co-autores dos capítulos que, juntos, congregaram mais de 10 instituições tendo a participação de professores da UEMS da Unidade de Amambai, de Mundo Novo e de Ivinhema, técnicos da UEMS de Mundo Novo, conta ainda com a contribuição do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, da Escola Estadual Maria da Constanza de Campo Grande, do Rotary Club de Campo Grande, da Prefeitura de Eldorado, da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da UEMS e do Programa de Po?s-Graduac?a?o em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (Unioeste), do Imasul, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul e da ITAIPU Binacional.

Fonte: UEMS/Mundo Novo com adaptação da ACS/UEMS.