14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Professores da UEMS/Mundo Novo lançam livro que aborda potencialidades entre Reservas Particulares e Educação Ambiental

2022-08-02 20:01:40

Professores da UEMS/Mundo Novo lançam livro que aborda potencialidades entre Reservas Particulares e Educação Ambiental

""

No dia 5 de agosto a UEMS de Mundo Novo, juntamente com a família de Ernesto Vargas Baptista, lançará o livro “Reserva particular do Patrimônio Natural e Educação Ambiental”. O evento ocorrerá no anfiteatro da Unidade Universitária às 10h e integrará a programação do III Workshop RPPN Ernesto Vargas Baptista, que terá como tema “Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Territorial Sustentável”.

A obra trata de forma contextualizada, dinâmica e atual sobre as reservas do patrimônio natural e sua importância no contexto da educação ambiental. O lançamento do livro é fruto da entrega do I e II Workshop da RPPN Ernesto Vargas Baptista, realizados em 2018 e 2019 e que contou com o apoio de mais de 40 instituições públicas e privadas.. O título será publicado pela Editora UEMS tendo como organizadores Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão (proprietária da RPPN Ernesto Vargas Baptista) e o prof Dr. Leandro Marciano Marra (gerente da UEMS/Mundo Novo).

O prefácio do livro é assinado pelo reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Carvalho e a apresentação é assinada pelo IHGMS e por Vera Tylde de Castro Pinto. Com base em conhecimento técnico, informações e soluções práticas, os organizadores propõem uma importante reflexão sobre o papel das instituições e da sociedade no desenvolvimento territorial sustentável, alicerçado no uso de inovações ambientais, contribuindo para o crescimento econômico e gerando tecnologias sociais.

“A publicação representa o potencial que a Universidade possui quando trabalha os três pilares ensino, pesquisa e extensão em parceria com instituições públicas, privadas e a sociedade, buscando uma simbiose mutualística onde todos os envolvidos se beneficiam. É o poder que as parcerias em prol das metas possui de encurtar caminhos, acelerar conquistas e ofertar entregas à sociedade. É momento de gratidão a todos que acreditaram neste sonho que hoje se torna realidade”, afirma o organizador da obra, prof. Dr. Leandro Marra.

Para Ana Luzia, “a publicação representa uma grande satisfação, pois resulta de esforço conjunto de diversos pesquisadores e instituições, liderados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Instituições que trazem em seu bojo objetivos diversos, como o Rotary Club de Campo Grande, que se dedica ao trabalho voluntário, a Itaipu Binacional, empresa privada que é modelo de excelência em gestão, o poder público, e, principalmente, os autores e pesquisadores, que se aliaram para produzir um livro que traz valiosa colaboração para as pessoas que pretendem implantar RPPNs e para todos aqueles que pretendem desenvolver a Educação Ambiental em Unidades de Conservação”, ressaltou a organizadora.

""
Fotografia aérea da RPPN Ernesto Vargas Baptista, com o Rio Paraná margeando o território

Mais sobre o livro

A obra possui 11 capítulos totalizando 322 páginas e será publicado em formato de e-Book e impresso, estando disponível gratuitamente no site da Editora UEMS a partir da data de lançamento. O título conta com a participação de 25 co-autores dos capítulos que, juntos, congregaram mais de 10 instituições tendo a participação de professores da UEMS da Unidade de Amambai, de Mundo Novo e de Ivinhema, técnicos da UEMS de Mundo Novo, conta ainda com a contribuição do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, da Escola Estadual Maria da Constanza de Campo Grande, do Rotary Club de Campo Grande, da Prefeitura de Eldorado, da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da UEMS e do Programa de Po?s-Graduac?a?o em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (Unioeste), do Imasul, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul e da ITAIPU Binacional.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete