03/08/2022 11:24

Com cerca de 100 estudantes, SEDES e SEBRAE iniciam projeto Hackaton Empreendedor nas escolas de Amambai

O Hackaton consiste em um desafio de resolução de problemas por meio de ideias empreendedoras, proposto aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDES), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), iniciou no município um projeto inédito no Mato Grosso do Sul, o Hackaton Empreendedor.

O Hackaton consiste em um desafio de resolução de problemas por meio de ideias empreendedoras, proposto aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de forma integrada à disciplina de Empreendedorismo Social, visando a disseminação do comportamento empreendedor e o fortalecimento da cultura empreendedora no âmbito do município.

O projeto foi lançado na Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa na última sexta-feira, 29 de julho, prestigiando 22 alunos que escolheram a disciplina de empreendedorismo. Segundo a tutora da turma, a professora Maisa Escobar, serão semanalmente duas aulas presenciais e duas aulas remotas.

Entre os meses de julho e dezembro de 2022, a turma contará com seis etapas de mentoria, realizadas pelos profissionais do Living Lab do SEBRAE, que é referência em incubação e aceleração de startups no Estado.

Segundo Emerson Paulo Rodrigues Santos, diretor de Empreendedorismo e Inovação da SEDES, que esteve no local para esclarecer dúvidas dos estudantes na aula de abertura, essa é uma oportunidade única que deve ser aproveitada por todos. "Antigamente os estudos nos preparavam para que fossemos empregados, era o preciso na época, mas hoje precisamos de pessoas que transformem a sociedade, não que se encaixem nela, vocês estão aqui para fazer a diferença", afirmou.

A abertura do projeto também já aconteceu na Escola Estadual Vespasiano Martins na quinta-feira, 28 de julho e ocorrerá na Escola Agrícola Lino do Amaral Cardinal na quinta-feira, 11 de agosto.

O projeto Hackathon Empreendedor, faz parte do programa Cidade Empreendedora, que dá suporte ás ações do Ecossistema Municipal de Empreendedorismo e Inovação, por meio da atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Vale lembrar que, ao final, a equipe vencedora de cada turma do projeto Hackathon Empreendedor ganhará uma premiação no valor de R$ 2.000,00, totalizando R$ 6.000,00 em prêmios.

Fonte: Secom- Prefeitura de Amambai