15/06/2022 12:31

Escola Municipal Dr. Mitsuro Saito promove encontro de formação continuada para os professores em Paranhos

Is allowance instantly strangers applauded

 A formação e o trabalho docente é uma questão importante uma vez que o mesmo deve estar consciente que sua formação deve ser contínua e está relacionada ao seu dia-a-dia. O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola como lugar de crescimento profissional permanente. 

Neste sentindo a Secretaria Municipal de Educação, por meio do núcleo pedagógico, vem acompanhando e articulando junto à Coordenação das Escolas Municipais temas que contribuam com as práticas pedagógicas dos docentes. As coordenadoras Denise Helena Gracia e Katia Lopes Galina, atuantes na Escola Municipal Dr. Mitsuro Saito, tiveram momentos de estudos dirigidos com a Coordenadora geral dos Anos Iniciais Tayzia Vieira Gonçalves Acosta para repassar as demandas sondadas pela equipe pedagógica no 1º semestre e de forma colaborativa buscar estratégias para um encontro em que a troca de experiências e a partilha de saberes consolidassem um espaço de formação mútua. 

O encontro da II Formação Continuada aconteceu nessa segunda-feira (13/06/2022) com o tema - Replanejamento: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa. A diretora escolar Gislaine Deise C. Porto acompanhou o encontro dando suporte à equipe orientadora. Na mediação as Coordenadoras Pedagógicas levaram os professores à reflexão durante o desenvolvimento das atividades propostas. A partilha, as dúvidas, a cooperação, o replanejamento e a elaboração de intervenções para superar obstáculos consolidaram o momento reflexivo.

Para as Coordenadoras Denise e Kátia o processo de formação continuada, trata-se efetivamente de um processo contínuo que toma como partida o saber experiencial dos professores, os problemas e desafios da prática escolar. Nesse contexto a prática pedagógica estará sempre nesse processo e em busca da construção do saber. 

A secretária Municipal de Educação, Antonia Zagonel, esteve presente no encontro. Antonia salientou os investimentos que a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) vem fazendo para que as equipes pedagógicas que atuam nas Escolas Municipais e Centro de Educação Infantil tenham suporte para a realização de encontros formativos. 

“Somos sabedores que a formação continuada no espaço escolar possibilita a sistematização das práticas pedagógicas. Numa ação-reflexão, percebem-se os aspectos positivos, e também os negativos, para rever e aprimorar a prática docente. Esta formação, que deve ser articulada com a prática pedagógica, favorece não somente a prática individual do professor, mas todo o coletivo. Estes momentos implicarão em um professor reflexivo e em uma escola promotora do desenvolvimento do processo educativo”. Finalizou a secretária de educação.

Fonte: Wilmar Leão- Assessoria Prefeitura de Paranhos