26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

UEMS desenvolve ações durante Setembro Amarelo

2021-09-16 11:06:33

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desenvolve, desde o início deste mês, várias ações institucionais em referência ao Setembro Amarelo, período no qual a temática da conscientização sobre o suicídio é discutido com maior abrangência por várias instituições e a sociedade em geral.

Neste ano, a "Campanha UEMS no Setembro Amarelo" tem sido trabalhada pela Divisão de Atendimento Estudantil (DAE), vinculada à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e pelo Setor de Atendimento Psicossocial (SAPS), vinculado à Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS). Posts alusivos ao assunto estão sendo veiculados nas redes sociais da UEMS e eventos virtuais integram a Programação institucional. No último dia 10 ocorreu a LIVE "Suicídio – A Imensidão da Dor", com os prof. Msc. Wilson Brum, prof. Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza e a técnica Janis Naglis Faker, psicóloga.

A DAE escolheu trabalhar o Setembro Amarelo de um modo poético, veiculando trechos de livros do escritor Manoel de Barros. A iniciativa "Valorizando a Vida com Manoel" tem movimentado as redes sociais oficiais da Universidade. O SAPS também vem desenvolvendo o compartilhamento de informações voltadas aos locais de atendimento especializados na temática do suicídio.

Nesse sentido, a psicóloga especialista em Psicologia Organizacional, Danielly Miranda Barbosa, que atua no SAPS, concedeu uma entrevista abordando sobre este período. "Setembro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção do suicídio. A campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015 e visa, por meio de diversas ações, sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Debater sobre o tema é fundamental para que estigmas sejam desconstruídos e conceitos equivocados sejam desmistificados", explica a servidora da UEMS.

De acordo com ela, a promoção de diálogos e discussões que abordem o assunto é a forma mais efetiva de se evitar um suicídio, visto que os fatores e comportamentos de risco devem ser conhecidos para que possam ser devidamente evitados. A psicóloga da UEMS prossegue detalhando que fazem parte do comportamento suicida os pensamentos, planos, tentativas de morte e o ato de tirar a própria vida intencionalmente.

"A identificação de tais comportamentos pode evitar que o suicídio seja consumado. No entanto, é necessário esclarecer que nem todos eles serão anunciados ou facilmente observados, logo o conhecimento do tema se faz imprescindível também para a melhor observação de sinais subjetivos e não diretivos", destaca Danielly. A profissional também relacionou os locais onde buscar ajuda.

Se você possui pensamentos suicidas ou conhece alguém que esteja enfrentando problemas relacionados à saúde mental, busque auxílio, relata a psicóloga da UEMS. "O primeiro passo a ser tomado em situações de risco é contar com fontes de apoio, como família e amigos, e com o atendimento profissional de médicos e/ou psicólogos", esclarece.

Onde procurar por Ajuda?

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil, atuando na prevenção ao suicídio. O CVV disponibiliza atendimento gratuito todos os dias, em qualquer horário, às pessoas que desejam conversar ou necessitem de apoio emocional. O contato é sigiloso e pode ser realizado por meio de ligação telefônica, pelo número 188, por e-mail ou chat.

Já o Setor de Atendimento Psicossocial (SAPS) da UEMS atua no acolhimento e escuta dos servidores e servidoras da Instituição. Os serviços são oferecidos a todos os servidores efetivos, contratados, cedidos e terceirizados que atuam na UEMS. Para solicitar atendimento e obter maiores informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone (67) 3902-2665, informando sua Unidade de Lotação e telefone para contato. 

SAIBA MAIS

– Mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo no site: https://www.setembroamarelo.com/ .
– Informe-se sobre o CVV e encontre outros sites sobre o tema no site: https://www.cvv.org.br/ .

Comunicação UEMS

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete