19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vereadora Cida Farias solicita sessão solene para homenagear professores de Amambai

2021-09-15 11:23:19

Marlon Antunes

A vereadora Cida Farias (DEM) apresentou um requerimento solicitando uma Sessão Solene, na Câmara Municipal, em homenagem ao Dia do Professor, data celebrada no dia 15 de outubro. Cada vereador deverá indicar um professor a ser homenageado, totalizando 13 docentes de Amambai.

Para Cida Farias, professores desempenham papéis de importância no desenvolvimento da sociedade, pois eles são a base para a formação de todos os outros profissionais que contribuem para o progresso da nação. “Ser professor é um orgulho, pois é a profissão daqueles que têm o talento de despertar novos talentos”, enaltece a vereadora.

Outro ponto destacado por Cida Farias é a capacidade que os professores têm de fomentar experiências que ultrapassam o âmbito intelectual, resultando em uma importante contribuição sobre a formação e o desenvolvimento de alunos enquanto indivíduos pensantes e integrados à sociedade.

O requerimento, de nº 005/2021, foi apresentado durante a sessão da Câmara Municipal realizada na terça-feira, dia 14. O documento foi encaminhado ao presidente, o vereador Valter Brito da Silva (DEM).

Dia do Professor

Como dito anteriormente, o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Sendo uma data comemorativa anual, seu objetivo é destacar os profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior.

A origem da data remonta a 15 de outubro de 1827, quando o imperador Dom Pedro I instituiu o decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. A medida instituiu escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades brasileiras, bem como definiu os conteúdos que seriam ministrados nas aulas e as condições trabalhistas para os professores. 

Em 1947, um grupo de professores, encabeçado pelo professor Salomão Becker, propôs estabelecer a data como uma oportunidade para celebrar as funções realizadas por estes profissionais.

Porém, muitos anos mais tarde, em 1963, quando o presidente do Brasil era João Goulart, que a data foi oficialmente instituída pelo decreto federal nº 52.682. O seu art. 3º diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. (Com informações Brasil Escola)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete