15/09/2021 11:23

Vereadora Cida Farias solicita sessão solene para homenagear professores de Amambai

Is allowance instantly strangers applauded
Arte: Divulgação

Marlon Antunes

A vereadora Cida Farias (DEM) apresentou um requerimento solicitando uma Sessão Solene, na Câmara Municipal, em homenagem ao Dia do Professor, data celebrada no dia 15 de outubro. Cada vereador deverá indicar um professor a ser homenageado, totalizando 13 docentes de Amambai.

Para Cida Farias, professores desempenham papéis de importância no desenvolvimento da sociedade, pois eles são a base para a formação de todos os outros profissionais que contribuem para o progresso da nação. “Ser professor é um orgulho, pois é a profissão daqueles que têm o talento de despertar novos talentos”, enaltece a vereadora.

Outro ponto destacado por Cida Farias é a capacidade que os professores têm de fomentar experiências que ultrapassam o âmbito intelectual, resultando em uma importante contribuição sobre a formação e o desenvolvimento de alunos enquanto indivíduos pensantes e integrados à sociedade.

O requerimento, de nº 005/2021, foi apresentado durante a sessão da Câmara Municipal realizada na terça-feira, dia 14. O documento foi encaminhado ao presidente, o vereador Valter Brito da Silva (DEM).

Dia do Professor

Como dito anteriormente, o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Sendo uma data comemorativa anual, seu objetivo é destacar os profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior.

A origem da data remonta a 15 de outubro de 1827, quando o imperador Dom Pedro I instituiu o decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. A medida instituiu escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades brasileiras, bem como definiu os conteúdos que seriam ministrados nas aulas e as condições trabalhistas para os professores. 

Em 1947, um grupo de professores, encabeçado pelo professor Salomão Becker, propôs estabelecer a data como uma oportunidade para celebrar as funções realizadas por estes profissionais.

Porém, muitos anos mais tarde, em 1963, quando o presidente do Brasil era João Goulart, que a data foi oficialmente instituída pelo decreto federal nº 52.682. O seu art. 3º diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. (Com informações Brasil Escola)

Fonte: Grupo A Gazeta