22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Caarapó retoma aulas presenciais na rede municipal em agosto

2021-07-22 08:34:02

O prefeito de Caarapó, André Nezzi, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Odirlei Luiz Longo, o Pipoca, e da secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Ieda Maria Marran, confirmou na quarta-feira (21), em entrevista coletiva transmitida pela internet, o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. A retomada será a partir do próximo dia 2 de agosto.

Decreto do Poder Executivo municipal, previsto para publicação nesta quinta-feira (22), regulamenta o retorno das aulas presenciais. De acordo com o documento normativo, a retomada das aulas presenciais deverá observar as diretrizes do Plano de Biossegurança de Combate à Covid-19, elaborado em 2020 pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura e aprovado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.

A retomada das aulas presenciais se dará pelo sistema híbrido, com alternância semanal de frequência dos alunos, sendo 50% dos alunos de forma presencial e igual percentual não presencial. Na sala de aula deverá ser respeitado o distanciamento de no mínimo um metro entre os estudantes, além das normas não farmacológicas preconizadas pelas autoridades sanitárias, como uso de máscara de proteção facial, uso de álcool em gel e distanciamento.

De acordo com o prefeito André Nezzi, o avanço da vacinação no município de Caarapó permite o retorno das aulas presenciais. “Entretanto, as regras de prevenção precisam ser seguidas”, disse, chamando a atenção para os termos do decreto, segundo o qual “obrigatoriamente, a direção, coordenação, corpo docente e demais servidores deverão cumprir estritamente os protocolos de saúde determinados pela Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde do município de Caarapó-MS, bem como o que está previsto nos protocolos de volta às aulas das instituições educacionais no que tange às medidas preventivas de combate à Covid-19”.

Na rede estadual, as aulas presenciais também serão retomadas no dia 2 de agosto. A Secretaria Estadual de Educação informou que o retorno se dará de forma gradativa. As cidades que estão na bandeira cinza iniciarão as aulas com 30% dos estudantes em sala. Na bandeira vermelha, as escolas devem ter 50% dos alunos. Já na bandeira laranja, 70% dos alunos devem estar em sala de aula. A bandeira amarela sinaliza que as escolas podem colocar até 90% dos alunos. As aulas 100% presenciais só votarão nas cidades com a bandeira verde, o grau baixo de contágio do coronavírus.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete