21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; tire as dúvidas com a neuropsicopedagoga Glauce Mascarenhas

2021-03-27 10:12:39

 

TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. É um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha a pessoa por toda sua vida.

Ele é caracterizado pela SOMA de alguns sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Existe tratamento para TDAH? Sim, ele é um tratamento multidisciplinar com orientação, acompanhamento psicológico, acompanhamento médico e utilização de medicamentos quando necessários. 

É muito importante o acompanhamento de várias áreas para pessoa com TDAH, a este tipo de atendimento se dá o nome de acompanhamento multimodal. A criança com TDAH, precisa de um ambiente ordenado, que tenha normas e limites muito claros, ajudando consideravelmente na rotina desta criança. 

O apoio visual de organograma das tarefas a serem cumpridas no cotidiano, é um exemplo simples que ajudará no bom desenvolvimento das atividades a serem executadas pelo seu filho. Tanto em casa quanto na escola, sempre devemos manter um organograma dessas atividades, é interessante que no trato familiar, a mãe ou o pai sempre permaneça próximo ao seu filho até que ele realize a tarefa para qual foi designado, assim, ele mantém o foco, o interesse, motivação e atenção necessária para que ele vença mais esta etapa. 

Na escola, em alguns casos é necessário que se façam ajustes ao ambiente para evitar distrações que prejudiquem a atenção da criança com TDAH, os professores serão orientados a dar um pouco mais de tempo para que ela realize suas atividades, em alguns casos permitir respostas orais e as vezes é necessário também permitir a gravação da explicação dos professores, assim a criança poderá ouvir novamente a explicação em casa, pois muitas vezes dispersas elas perdem detalhes importantes da aula, facilitando assim a vida desta criança com TDAH no ambiente escolar. Lembrar sempre uma criança com TDAH das suas tarefas a serem cumpridas, então, use post-it na capa dos cadernos ou apostila para que ele sempre esteja atento ao que deve cumprir. Vai mudar a rotina? Avise seu filho, com antecedência, assim ele também já vai se preparando para aquele passeio que você irá fazer com ele. 

É possível tornar dar mais qualidade de vida para as crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Com a ajuda correta ela irá se desenvolver academicamente e socialmente motivada e com certeza mais feliz!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete