23/02/2021 13:00

CMEIs de Caarapó são beneficiados com instalação de parques infantis escolares

Ação contempla 1,5 mil alunos da educação infantil municipal

Is allowance instantly strangers applauded

A prefeitura de Caarapó acaba de contemplar todos os centros municipais de Educação Infantil com parques infantis escolares. Os investimentos somam mais de R$ 1 milhão e resultam de emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Kemp no orçamento do Estado, a pedido do vereador Professor Pontinha, com contrapartida municipal, segundo informou o prefeito André Nezzi em suas redes sociais.

De acordo com a coordenação da área de Educação Infantil da prefeitura, todos os Cmeis foram contemplados: Professor Armando Campos Belo, Aristides Maciel da Silva, Frei Mateus, Professor Júlio Ushigima, Dona China, Rita Tereza de Araújo e a Extensão no Distrito de Cristalina e Maria de Lourdes Ferreira Lins (Bairro São Jorge). O CMEI Roseli Alves de Brito já havia sido beneficiado anteriormente.

Os playgrounds possuem 3 torres cobertas, 1 escorregador de tubo colorido, 1 escorregador duplo, 2 escorregadores retos, 1 tubo inclinado tipo passarela, 1 rampa de escalada, 1 domo de escalada, 2 balanços e 1 kit jogo da velha, além de 3 brinquedos infantis de mola e beneficiam 1,5 mil alunos da educação infantil municipal.

“O brincar na Educação Infantil oportuniza muitas possibilidades para que a criança experimente, interaja, explore, crie, se expresse, estimula a coordenação motora, a criatividade, a imaginação e desenvolve o vínculo social”, observa a coordenadora de Educação Infantil do município, Elaine Cristina Pacheco da Cruz.

O prefeito André Nezzi afirma que o objetivo da instalação dos parques é “promover lazer e ludicidade junto às nossas crianças”. Conforme o dirigente, também serão contemplados nas próximas semanas, através de recursos próprios do município, as praças da Vila Planalto, Nova América e do distrito de Cristalina. “Até o fim do ano, esperamos levar às demais”, disse.

A coordenadora do Ensino Britânico – Educação Infantil da Escola Britânica de São Paulo – St. Paul’s School, Anne Taffin d’Heursel Baldisseri, faz uma interessante reflexão sobre a importância do parque infantil escolar. De acordo com a profissional - que traz palestrantes de renome mundial em educação para difusão de novas metodologias de ensino -, “a hora do parquinho é o momento mais querido e esperado do dia letivo para os alunos. Toda a excitação e felicidade é simplesmente um reflexo de ser um tempo livre para a criança, um momento de liberdade. Os alunos podem brincar em qualquer lugar, de qualquer forma e com quem eles quiserem. O significado do brincar vai além do de se divertir. Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, os alunos não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais”.

O texto completo pode ser acessado em https://educacional.cpb.com.br/conteudos/universo-educacao/a-importancia-do-parque-infantil-escolar/.

 

Fonte: Dilermano Alves/Assessoria Prefeitura