13/10/2020 12:42

Maior escola de Maracaju é reconstruída pelo Estado e amplia números de vagas em mais de 100%

Is allowance instantly strangers applauded
Governador Reinaldo Azambuja e secretários Maria Cecília (SED) e Eduardo Riedel (SEGOV) participaram da entrega

Com recursos próprios do Governo do Estado, a Estadual Manoel Ferreira de Lima passou por uma reforma e ampliação no valor de R$ 5.381.377,43. Maior de Maracaju em número de alunos (739), a unidade de ensino, praticamente reconstruída, foi entregue nesta terça-feira (13) pelo governador Reinaldo Azambuja.

O investimento vai proporcionar melhor aprendizado e conforto e ampliou a capacidade para até 1.575 alunos nos três turnos. Com 46 anos de existência, foi a primeira reforma da escola.

A reforma contemplou a ampliação do espaço físico com uma nova estrutura de dois andares, elevador panorâmico e painéis fotovoltaicos com capacidade para produzir energia solar para toda a escola e ainda distribuir para outras unidades de ensino da cidade, unindo economia e preservação do meio ambiente. As obras tiveram início em junho de 2018 e os alunos foram distribuídos para outras unidades.

O governador Reinaldo Azambuja afirmou que a restauração da escola era um pedido antigo da comunidade e que a educação é prioridade do Estado. "Quando começamos o Governo em 2015, foi um começo difícil, tivemos que fazer umas escolhas. O governante tem que escolher prioridades e, às vezes, decisões impopulares para não deixar o Estado quebrar. E, graças a Deus, nós vamos fazer ao final de 2022 a entrega de todas as 345 escolas estaduais restauradas e recuperadas nos 79 municípios. É importante não só porque melhora a qualidade do aprendizado aos alunos, mas o trabalho dos funcionários da educação", afirmou.

Ele anunciou ainda que a E. E. Coronel Lima de Figueiredo vai ser a próxima a passar por uma reforma em Maracaju. A entrega da reforma foi feita no dia do aniversário da diretora Silvana Perosa. "A escola está toda climatizada, a quadra coberta, tudo isso proporcionando conforto aos alunos. Educação de qualidade se faz assim", contou a educadora.

A reconstrução foi toda feita com recursos próprios. Filho de uma professora que lecionou em Maracaju, o secretário Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) destacou que o Estado tem obras para melhorar a vida das pessoas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

“O avanço na educação é o que mais nos enche de orgulho. Ela é a base transformadora para se tenha o investimento em todas as outras áreas, tanto a médio quanto a longo prazo. E eu tenho convicção de que, muito além desta obra aqui, o importante é o avanço do ensino estendido e o aumento desta modalidade em todo o estado, porque é isso que irá transformar nossa sociedade”, frisou Riedel.

"Tudo isso foi feito para que os estudantes aprendam e tenham um futuro melhor", resumiu a secretária de Estado de Educação, completou Maria Cecília Amendola da Motta.

Além da entrega da escola, que oferece aulas de Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, o governador Reinaldo Azambuja assinou a Ordem de Início de Serviço de recapeamento das ruas Comandante Camisão e Frankling Ferreira Ribeiro, no Centro; Rua Aguinaldo Ferreira Barbosa, no San Rafael; e Rua Major Carlos Silva, na Vila Juquita. O investimento nessas obras de infraestrutura é de R$ 1.425.164,34.

Participaram também das entregas o secretário Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica); deputado federal Luis Ovando; diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Joílson do Amaral; e o prefeito Maurílio Azambuja.

Paulo Fernandes, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro

 

Fonte: Assessoria Governo do MS