19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

‘Enem será totalmente digital até 2026’, diz presidente do Inep

2020-10-09 18:10:39

O presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, afirmou nesta sexta-feira (9), durante sua participação na Live JR, que a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será 100% digital até 2026.

De acordo com Lopes, a prova deste ano representa a primeira fase de testes do sistema e permitirá que 96 mil inscritos respondas às questões por meio eletrônico. “O jovem vai até um local de prova com um laboratório que vai garantir todas as questões de segurança. Ninguém vai fazer o Enem dentro da sua própria casa”, explica Lopes.

No próximo exame, a avaliação digital do Enem está marcada para acontecer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. de 2021. As provas impressas, por sua vez, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro.

Leia mais: Confira as aulas de português e as dicas do que pode cair no Enem

O presidente do Inep garante que a prova digital não vai ser mais fácil ou mais difícil do que a impressa. "As questões são diferentes, mas têm o mesmo grau de complexidade e dificuldade", destacou Lopes aos jornalistas Celso Freitas, Cleisla Garcia e Christina Lemos.

veja também

Questionado sobre os mais de 46 milhões de brasileiros sem acesso à internet, Lopes disse que o Enem Digital é uma "forma de ajudar a induzir que as escolas implementem plataformas digitais para seus alunos". "Se a gente continuasse no papel, não haveria esse estímulo", avaliou ele.

Neste ano, a redação dos autorizados a fazer o Enem Digital ainda terão que realizar a redação manuscrita. Os estudantes também poderão fazer uso do tradicional rascunho.

Ao comentar sobre a implementação do Enem Digital em regiões mais afastadas, o presidente do Inep disse que a ideia é garantir o acesso dos estudantes com o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) até chegar ao Enem.

Pandemia

Lopes ainda defendeu a decisão de manter a aplicação do Enem 2020 mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. "Pior do que ter um Enem no meio da pandemia, seria não ter o Enem", afirmou ele.

Ele destacou que o adiamento da prova e outras medidas foram tomadas para garantir segurança na aplicação do exame. "Os participantes terão que fazer a prova com máscaras. Estamos buscando mais locais de prova e vamos garantir o distanciamento social dos alunos”, disse o presidente do Inep.

Ao comentar sobre um possível temor dos estudantes, ele ressaltou que o Enem 2020 tem quase 700 mil inscritos a mais do que no ano passado.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete