09/10/2020 08:01

Kit Educativo inédito que aborda a higiene das mãos é apresentado em Amambai

Material, composto por livros e jogos embasados em pesquisas científicas, conscientiza crianças da urgente necessidade de se lavar as mãos corretamente a fim de prevenir doenças e garantir a sobrevivência saudável da espécie humana.

Is allowance instantly strangers applauded
Foto: Raquel Fernandes

O Brasil e o mundo foram afetados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o cuidado com a higiene das mãos nunca foi tão disseminado quanto no momento atual. Seja nas redes sociais, nas portas de estabelecimentos ou na imprensa, é fácil encontrar um aviso ou um passo-a-passo de como higienizar corretamente as mãos.

As crianças podem se tornar alvos fáceis para as contaminações, pois têm mais facilidade para se sujar ao brincar e também levar as mãozinhas contaminadas à boca, por exemplo. 

Partindo justamente desta preocupação, profissionais da área de educação e da saúde da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra, desenvolveram o Kit Educativo “Tá Na Mão” que, de maneira simples, divertida e lúdica cria uma reflexão sobre a importância de se proteger de vírus e bactérias. 

Nesta semana, o escritor responsável pela produção do material, Robson Rocha, esteve em Amambai apresentando o Kit para os gestores educacionais, que sinalizaram de forma positiva para aquisição do material para o município, conforme informou o escritor.  Robson Rocha, que iniciou sua carreira literária no município de Amambai, atualmente reside em Tangará da Serra (MT), onde produz diversos materiais educativos para escolas de todo o Brasil. 

Foto: Divulgação

O kit é composto por cinco materiais: um livro em quadrinhos, 1 livro de colorir, 2 jogos educativos em material lavável e uma luva pedagógica para a contação da história.  

Em entrevista ao Grupo a Gazeta, o escritor Robson Rocha informou uma novidade: todo material está sendo traduzido em língua guarani, para que possa também ser facilmente utilizado nas escolas indígenas. 

Para a produção do “Tá na Mão”, Robson Rocha se inspirou na revista “A importância da higienização das mãos”, de Ely Vicente da Silva, egresso do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Unemat, além de contar com a parceria da Dra. Ana Cláudia Pereira Terças Trettel - enfermeira que possui doutorado na área de medicina tropical/virologia, e da Dra. Cristiane Ferreira Lopes de Araújo - mestre em genética e biologia molecular e doutora em biodiversidade e tecnologia. 

O escritor Robson Rocha conta também como surgiu a ideia de criar vários itens educativos para trabalhar o tema. “Pela minha experiência em literatura infantil, em dialogar com as crianças, a professora Cristiane me convidou para uma reunião, na qual me passou que eles têm produzido pesquisas com resultados interessantes, mas que têm certa dificuldade em transformar essas pesquisas em um produto que chegue até a sociedade”. A partir daí, com a pesquisa do Ely Vicente da Silva em mãos, Robson passou a trabalhar para transformar as informações científicas em um material lúdico voltado para as crianças, contando sempre com a orientação da professora Cristiane e da Ana Claudia.  

“Apostamos em linguagens diferentes, modos diferentes, mas com o mesmo discurso, tanto que a capa do livro de colorir é a mesma capa do livro em quadrinhos. Os materiais se dialogam um com o outro, são para fins diferentes, mas cumprem o mesmo objetivo”, explica. 

 História em quadrinhos 

Entre os materiais que compõe o kit está o livro em quadrinhos, no qual inimigos microscópicos iniciam a história em cima de uma mesa escolar. Em nove páginas, o leitor é inserido na vida microscópica onde vírus e bactérias conversam sobre de onde vêm, lugares em que gostam de viver, seus medos e até como veem os seres humanos. A leitura do material coloca as crianças em modo de alerta fazendo com que elas imaginem o mundo microscópico e perigoso que as cercam. 

O Kit Educativo “Tá na mão”  é mais uma prova de que a educação aliada às descobertas científicas das mais variadas áreas podem promover reflexões necessárias e decisivas para a sobrevivência humana. A transmissão de conhecimentos científicos às crianças só é possível graças ao trabalho e estudo pedagógico de profissionais da educação infantil, que além de possibilitar o aprendizado de uma criança, constrói a consciência de uma futura geração, que terá internalizado comportamentos preventivos. 

Assista ao vídeo do escritor realizando demonstração dos materiais que compõem o Kit Educativo "Tá Na Mão"

Fonte: Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta