21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Naviraí se destaca mais uma vez na Prova do IDEB ficando em 2º lugar

2020-09-17 17:31:05

A administração municipal em Naviraí nos últimos anos tem levado muito a sério o setor educacional e, por isso, vira e mexe algum projeto ou programa lançado pela Gerência Municipal de Educação ou por professores lotados no setor, vence concursos e recebe importantes premiações, tanto a nível municipal, como regional e, principalmente, a nível nacional como ocorreu a pouco tempo atrás.

Recentemente, a Educação de Naviraí ficou em 2º lugar, empatado com a cidade de Costa Rica, perdendo apenas para Nova Andradina, numa prova de avaliação realizada pelo IDEB (Indíce de Desenvolvimento em Educação Básica), ficando com a nota 5.5 no Ensino Fundamental II, n as séries finais que é do 6º ao 9º ano. “Isso para nós é um motivo de bastante orgulho, bastante alegria e isso é o reflexo sim do resultado das salas de aula, dos professores engajados, coordenadores e diretores”, ressaltou a gerente de Educação, professora Caroline Touro.

Depois de agradecer o empenho de todos os servidores do setor educacional pelos resultados obtidos por Naviraí, ela explicou que essa prova aplicada de dois em dois anos tem por finalidade proporcionar condições ao Governo Federal de avaliar a Educação de um modo geral. “Ficamos em 2º lugar do 6º ao 9º ano, mas, nos anos iniciais, ficamos em 8º lugar, o que também é muito bom, já que existe em Mato Grosso do Sul 79 municípios. O 8º lugar é também um lugar de destaque no cenário educacional estadual. Então, o nosso agradecimento a todos”, disse a professora.

Carol explicou que quando assumiu o cargo em 2018, fez um projeto de contra turno de Português e Matemática durante todo o ano de 2019 para que os alunos estivessem preparados e pretendia dar continuidade em 2020 porém, com a chegada da pandemia provocada pela Covid-19 (novo coronavírus), estamos só com atividades domiciliares. Segundo ela, em virtude desse ano atípico, eles estão vivendo uma nova realidade educacional com aulas não presenciais.

“Eu costumo dizer que escola se faz com a parte pedagógica, mas também com a parte administrativa, estrutural e física. Então durante esses 4 anos de gestão nós conseguimos reformar quase todas as escolas, realizamos pintura, inclusive na Escola da Juncal e da Novo Rumo, que são escolas rurais, alguns CEI´s, a ampliação de salas do Zenaide que era com recursos do Governo Federal. A gente sabe que nós estamos avançando, mas a Educação a gente costuma dizer que a gente planta Tamaras, porque muitas vezes a gente não consegue ver o resultado tão imediato na parte pedagógica, mas confesso estar bastante feliz com os resultados alcançados nos últimos tempos”, salientou Caroline Touro.

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Naviraí participaram do concurso de diversos prêmios, destacando no ano passado participações em feiras e atividades em âmbito local, regional e nacional. 

Visando apoiar os professores e servidores da Reme, foi disponibilizado um atendimento psicológico nesse tempo de pandemia, com um grupo terapêutico, que é coordenado pela professora Alessandra e  no resultado desse trabalho pudemos ver a importância dessa iniciativa, explicou Caroline Touro, lembrando que nos últimos quatro anos foram empossados em torno de 400 novos professores de concurso realizados num passado mais distante e que se encontravam sub-judice. 

OUTRAS MELHORIAS

A falar de melhorias implantadas, a gerente de Educação lembrou que em todas as secretarias das escolas municipais os seus computadores foram substituídos por produtos mais modernos e com novas tecnologias, além da aquisição de datas-show e outros equipamentos. “A gente sabe que é preciso investir na formação continuada, dando suporte psicológico também, mas é importante investir na infraestrutura de nossas escolas", ressaltou a gerente.

PROVAS DE AVALIAÇÕES

Ao comentar como são realizadas as avaliações nos alunos da Reme, a professora Caroline Touro explicou que as provas são aplicadas e corrigidas por professores escolhidos pelo Governo não são professores locais que avaliam. “Os nossos alunos foram lá e mostraram que estão aptos e que a nossa educação está cada vez melhor”, disse ela.

ESCOLAS DESTACADAS

As duas escolas que mais se destacaram foram a Maria de Lourdes Aquino e a José Martins Flores. Uma das escolas que recebeu mais recente manutenção e pintura foi a Maria de Aquino, o que não acontecia há vários anos, porque ela foi uma das escolas que cresceu. Ela se destacou por ter aumentado o número de sua nota, enquanto a José Martins Flores é a escola municipal com melhor pontuação individual. 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete