29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Che Tiempo Guaré é obra que reúne memórias e ‘histoestorias’

2020-07-15 19:04:51

Viviane Viaut Moreira

Assessoria de Imprensa

O desembargador federal, Nery da Costa Júnior, 59, realiza neste mês de julho o pré-lançamento do livro Che Tiempo Guaré. Nesta primeira fase, a obra será entregue a todos os colaboradores – pessoas entrevistadas que deram seus relatos – e disponibilizada, a partir do dia 30 de julho, no site chetiempoguare.com.br.

Che Tiempo Guaré é frase que recorre à junção de dois idiomas – Espanhol e Guarani – historicamente ligados, ambos eufônicos, para compor uma poética expressão que nomina o título da obra. Segundo o professor Danillo Cesco, estudioso da família linguística Tupi-Guarani, a expressão pode ser entendia como Meus Doces Tempos. Bem mais do que isso, entretanto, a memória da infância emerge do imaginário das lembranças do autor, das cores, dos aromas, dos sabores…. E daí nada como a simbologia para melhor aflorar a gostosa percepção do que se viveu, sentiu e passou. Guaré é árvore nativa de frutos docinhos.

O autor, Nery da Costa JúniorFoto: Ítalo Costa

Nery explica que a produção da obra aconteceu durante cerca de três anos e meio, através de pesquisas e entrevistas feitas por jornalistas e repassadas a ele. De posse dos relatos e das suas memórias, as histoestórias –  neologismo criado pelo autor para nominar suas narrativas – foram sendo construídas.

Os capítulos

Não há pieguice em Che Tiempo Guaré. Pelo contrário, as memórias de Nery vêm acompanhadas de reflexão e postura crítica. Assim acontece no terceiro capítulo, Sabres e Tacapes, onde o autor se dedica à unidade do Exército Brasileiro instalada em Amambai desde 1967 – 17˚ Regimento de Cavalaria Mecanizado, e às comunidades indígenas Guarani Kaiowá da região sul do Mato Grosso do Sul.

No primeiro capítulo, das lembranças de sua infância, Nery segue apresentando a trajetória político-administrativa do município e destaca o que considera marcas de sua memória – entre elas, a praça central da cidade, palco de encontros e desencontros – e o esporte em seus tempos áureos. “Embrenho-me a revolver a cultura, os costumes, as tendências e os valores que me trazem saudades; remexo na história, ofereço crítica política (…) revisito a alma da nossa gente”, discorre o autor.

No segundo, o desembargador batiza de Cuera cinco personalidades que de uma forma ou outra influenciaram e passaram por sua vida. Não chega a ser uma biografia, mas a quantidade de informações obtidas nas pesquisas e entrevistas revelam o melhor da história desses Cueras. “Iconizo nomes de pessoas emblemáticas na construção de uma sociedade, aquela em que eu mesmo vivi, sendo, portanto, todas contemporâneas minhas, e deduzidas a partir de um olhar muito pessoal.”

O Alto Amambai

A região onde são protagonizadas as narrativas de Che Tiempo Guaré é titulada no livro por Alto Amambai, cuja capital é Amambai, cidade natal do autor. Explica Nery: “O cenário da nossa epopeia é o que chamo de Alto Amambai. Incrustrada no polo meridional de Mato Grosso do Sul, Amambai não é interior, mas a glória do Estado. Alto Amambai é uma fatia de terras delimitada pela margem direita do Rio Amambai, desde a nascente até sua foz. Confluindo com o Estado do Paraná pelo rio do mesmo nome, a Leste, e com a República do Paraguai, a Oeste. Aí estão os municípios de Amambai, Coronel Sapucaia, Caarapó (parte), Tacuru, Paranhos, Sete Quedas, Iguatemi, Juti (parte), Naviraí (parte), Itaquiraí (parte), Eldorado, Japorã e Mundo Novo.”

Che Tiempo Guaré tem o Prefácio de Moacir Saturnino de Lacerda, integrante do grupo Acaba, responsável por cultuar e registrar em versos e música a história de Mato Grosso do Sul. A Apresentação é feita pelo prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, e a capa é criação do artista e arquiteto, Jamil Melo.

Na segunda fase de divulgação da obra, o autor tem a intenção de realizar eventos públicos com a participação dos colaboradores e comunidade em geral. Esses lançamentos abertos devem acontecer em Amambai, Campo Grande e Iguatemi, no MS, na capital paulista e no município de Farroupilha no Rio Grande do Sul, onde foi feita extensa pesquisa sobre a origem de um dos Cuera.    

Saiba mais sobre o autor

Nery da Costa Júnior nasceu em Amambai, MS no dia 7 de agosto de 1960; é filho de Nery Cavalheiro da Costa e de Argemir Holsbach da Costa. Casado com Regiane Silveira da Costa; pai de Ítalo Sávio, Renan Luíni, Vítor Hugo e Ian Michel. Reside em São Paulo; é Desembargador Federal com assento no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desde 17 de junho de 1999. Foi advogado em Mato Grosso do Sul. Che Tiempo Guaré é seu primeiro livro publicado.

Saiba mais sobre a obra

Che Tiempo Guaré / Nery da Costa Jr — 1. ed. — Dourados: Biblio

Editora, 2020.

712 p. ; 16x23cm.

ISBN 978-65-87086-07-1

  1. Literatura. 2. Regionalismo. 3. Crônica.

Contatos

Site: www.chetiempoguare.com.br

E-mail: [email protected]

(067) 99853.3036 – Viviane

(067) 99632.2404 – Didoneth

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete