23/03/2020 10:36

Covid-19: A partir desta segunda, aulas presenciais na REE ficam suspensas até dia 6 de abril em MS

Durante os próximos 15 dias, cerca de 210 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino realizarão atividades pedagógicas complementares, conforme resolução publicada pela SED na última semana.

Is allowance instantly strangers applauded

A partir desta segunda-feira (23.03), cerca de 210 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), nos 79 municípios do Estado, deixarão de sair de casa para estudar. A medida, adotada na última semana por meio de decreto, se repete em todo o País e visa reduzir a aglomeração dos alunos nas 352 unidades escolares da REE a fim de controlar o avanço do novo Coronavírus, responsável pela doença conhecida mundialmente como Covid-19.

Para orientar os gestores, que seguirão com as escolas em funcionamento durante o período de suspensão das aulas presenciais, a Secretaria de Estado de Educação (SED) publicou resoluções e manteve contato – por telefone, e-mail e aplicativo de mensagens – com o objetivo de sanar possíveis dúvidas e esclarecer os procedimentos que serão adotados até o dia 06 de abril, data prevista para o término da medida.

Na última sexta-feira (20.03), a titular da pasta, secretária Cecilia Motta, enviou um comunicado aos diretores e diretores adjuntos da Rede por vídeo, com o detalhamento das escalas de trabalho para os servidores que permanecem nas escolas. Durante a semana, que foi de adaptação para todas as unidades antes do início da suspensão, os gestores também contaram pronunciamentos dos superintendentes Hélio Daher (Suped) e Paulo Cezar Rodrigues (Sitec), sobre os aspectos pedagógicos e tecnológicos, respectivamente.

Publicações

Após o Decreto que oficializou a suspensão, no decorrer da última semana, a SED tornou pública, a Resolução/SED nº 3.745 que regulamenta a oferta das Atividades Pedagógicas Complementares nas unidades escolares e demais centros da Rede Estadual de Ensino (REE). Dividido em capítulos, o documento orienta as unidades quanto à oferta das atividades, aborda programas como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA), e trata do procedimento para os estudantes da Educação Profissional e Normal Médio, além do atendimento voltado para a Educação Especial em todo o Estado.

A publicação foi acompanhada, ainda, de uma Instrução Normativa, que estabelece orientações sobre as atividades pedagógicas complementares nas unidades da Rede em Mato Grosso do Sul, como a forma de elaboração, planejamento de aulas e plano de ação, entre outros.

Para consultar os materiais, clique aqui e acesse a edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), publicado no dia 19 de março de 2020.

Fonte: Assessoria Governo do MS