13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Caarapó abre o ano escolar 2020

2020-02-11 16:50:55

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó (Semeec) promoveu na manhã desta terça-feira (11) a abertura do ano escolar de 2020. O evento, realizado na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), reuniu autoridades, professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil da rede municipal de educação para projetar o início do ano letivo.

Prefeito André Nezzi discursa na abertura do ano escolar 2020, em Caarapó. (Foto: Dilermano Alves)

De acordo com a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Ieda Maria Marran, que discursou no evento, a rede municipal de educação de Caarapó deverá atender em torno de cinco mil alunos na educação infantil e ensino fundamental em 2020. “Chegamos a quatro mil e quinhentos em 2019 e temos a expectativa de atingir esse montante neste ano”, disse a secretária, informando que as aulas terão efetivo início no dia 17 deste mês.

O prefeito André Nezzi (PSDB) prestigiou o evento da Semeec e, em seu pronunciamento, anunciou melhorias físicas nas unidades da rede municipal de ensino. Conforme o dirigente, serão feitas reformas e adequações em escolas da sede do município e distrito de Cristalina. Disse ainda que conta com os profissionais da educação para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Caarapó. “Vamos continuar proporcionando as condições para que o nosso Ideb atinja um patamar mais alto”, discursou. O Ideb é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

Texto introdutório da abertura do ano escolar em Caarapó salienta que a educação pública de qualidade no Brasil tem sido um grande desafio para os gestores municipais –  “mas, mesmo diante de tantas dificuldades, a administração municipal de Caarapó tem realizado importante trabalho para que as crianças, adolescentes, jovens e adultos tenham seus direitos garantidos no acesso à educação.”

A Semeec afirma que vários são os investimentos em reformas, ampliações e adequações dos espaços educacionais e também na aquisição de equipamentos, livros de literatura para compor os acervos das bibliotecas escolares e materiais de consumo. “Esses investimentos visam melhorar as condições de trabalho dos funcionários, fortalecer as práticas pedagógicas dos educadores e aperfeiçoar a gestão educacional, desenvolvendo ações que refletem diretamente no processo de ensino e aprendizagem”, destaca o informativo, acrescentando que “hoje, mais   um   ano  escolar   tem   início   e, com   ele, novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos de que tudo ocorra conforme planejado.”

“Estamos à espera do grande público-alvo: os estudantes e, para recebê-los, precisamos saber aonde queremos chegar, principalmente com a educação de nossas crianças e adolescentes. Tudo que fizermos, relacionado com a educação de nossas crianças, estaremos fazendo a nós mesmos, ao destino de nossa família, de nossa geração e da sociedade em que estamos inseridos”, finaliza o texto.

Também prestigiaram o ato de Semeec os secretários municipais Douglas Batista de Sousa (Suprimento e Logística), Aparecido dos Santos (Governo e Infraestrutura), Roberto Sanches Nakayama (Planejamento, Projetos e Habitação), Márcio Barbosa Rodrigues (Agricultura e Desenvolvimento Econômico) e Janaína Guedes (Assistência Social), além da coordenadora da Educação Básica do  município, Iracilda Moreira Lomba, presidente do Conselho Municipal de Educação, Davi Vieira Lopes, e da presidente do Conselho do Fundeb (Confundeb), Cíntia Esteves Croider. A palestra central do evento – Faça um 2020 excepcional –, foi proferida pela psicóloga Milena Mendonça, da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete