15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

ACAL realiza a primeira Reunião Ordinária em Amambai

2019-08-13 14:39:37

A Academia Amambaiense de Letras (ACAL) completa seu primeiro aniversário, no dia 28 de setembro de 2019. A instalação do sodalício ocorreu na Praça Central, com a presença dos Poderes Executivos e Legislativo. Na ocasião, vinte poetas e escritores tomaram posse como membros efetivos, além de membros correspondentes em oito Unidades da Federação e quatro membros correspondentes internacionais. O evento contou com a participação do poeta amambaiense Sady Bianchin, do Rio de Janeiro, que tem como Patrono Alfredo Serejo.

A segunda conquista literária para o município de Amambai, foi a Lei sancionada pelo Poder Executivo que instituiu, anualmente, a Semana Municipal da Leitura, de 23 a 30 de outubro.

Após a inscrição do CNPJ da confraria e ajustes administrativos, os acadêmicos realizaram no último domingo, dia 4 de agosto, a primeira Reunião Ordinária com a seguinte pauta: 1. Expediente; 2. Aniversário da Academia; 3. Lançamento de livros; 4. Concurso Literário para estudantes; 5. Participação da ACAL na 31ª Expobai, no período de 5 a 8 de setembro; e, 6. Atividades Literárias durante a Semana Municipal da Leitura.

Estiveram presentes os seguintes acadêmicos: Rogério Fernandes Lemes; Dora Nunes; Albertino Fachin; Aldair Lucas Carvalho; Edirley Viana Vieira; José Carlos de Oliveira Robaldo; Diobelso Teodoro de Oliveira; e, Daniel Sabino. Justificaram as faltas: José Carlos da Silva; Ailton Salgado Rosendo; Odil Cleris Toledo Puques; Cleber de Araújo Arantes; Ricardo Pallaoro; Viviane Scalon Fachin; Almiro Pinto Sobrinho; João Urague Filho; Ramão Ney Magalhães; Iolete Moreira; Maria Margareth Escobar Ribas Lima; e, Christian Pissini.

A ACAL produzirá, trimestralmente, o Jornal Literário da Academia com a publicação de poesias, contos, literatura de cordel, artigos, crônicas, entrevistas, além da produção literária de estudantes das escolas públicas e particulares de Amambai. As opções para o nome do periódico foram: Letras Amambaienses; O Crepúsculo; e, Vozes Imortais. O nome vencedor foi “Letras Amambaienses”.

As reuniões da ACAL serão bimestrais, no primeiro sábado do mês, na Biblioteca Municipal de Amambai localizada na Rua: Rui Barbosa, 3572 – Vila Primavera (ao lado da SEMED). A segunda reunião ordinária será no dia 5 de outubro de 2019, às 18h.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete