16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Maio Amarelo é encerrado com premiações e apresentações culturais, em Amambai.

2019-06-04 14:00:00

O encerramento da Campanha Maio Amarelo, na última sexta-feira, dia 31, deixou em evidência o trabalho de educação para o trânsito que tem sido realizado no município.  O evento mostrou a força de importantes parcerias em prol da educação e da formação de cidadãos cada vez mais conscientes.

A programação contou com a apresentação de esquetes teatrais do programa “A vida em Trânsito” do Detrat e a premiação do Concurso de Redação da agência do Detran de Amambai  com o tema "Inclusão da bicicleta como meio de transporte em Amambai".

Estiveram presentes o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, secretário municipais, de Cidades, David Nicoline, de Educação, Zita Centenaro, de Desporto e Cultura, Lígia Borges, Presidente do Cetran-MS, Regina Maria Duarte, Gerente da Agência do Detran de Amambai, Ramão dos Santos Fernandes, Superintendente do Detrat, José Luis Karasek, Diretor de Educação para o trânsito do Detrat, Luiz Claudio Ferreira, diretores, coordenadores e estudantes das escolas de Amambai.

A presidente do Cetran-MS, Regina Duarte, destacou em seu discurso que Amambai tem sido referência na Educação para o Trânsito no Mato Grosso do Sul. “Eu recebi convites para participar de encerramentos da campanha Maio Amarelo de 60 municípios do estado, mas eu escolhi Amambai. Escolhi porque eu tenho acompanhado durante todo este mês, a dedicação e o trabalho de todos os profissionais ligados a área de trânsito, da Polícia Militar, do Detran, Secretaria de Educação, junto com o Detrat, que tem se destacado em todo o estado. Parabéns Amambai pelo trabalho contínuo e permanente de educação e gestão do trânsito que está sendo feito aqui”, enfatizou.

O prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, parabenizou todos os organizadores. “Ensinar as crianças dá mais resultados e pode ter certeza que estamos plantando uma semente hoje e em alguns anos teremos motoristas conscientes e responsáveis, que contribuirão para a diminuição das tristes estatísticas de acidentes no trânsito”

Concurso Cultural

Durante o evento, os cinco finalistas do concurso, Daniel Garcia Lecano – 2º ano – Escola Estadula Cel. Felipe de Brum, Giovana Lhopi de Souza 2º ano – Escola Estadual Cel. Felipe de Brum, Heize Martins – 9º ano – Escola Guarani Kaiowá, Mariana Pires – 1º ano – Escola Estadual Vespasiano Martins e Tainá Dutra da Luz – 2º ano – Escola Estadual Cel. Felipe de Brum, foram chamados para subir ao palco para ser revelado quem foi o ganhador.

Giovana Lhopi de Souza foi a escolhida pela melhor redação e ganhou uma Bicicleta 18 Marchas e um Tablet Samsung Galaxy Tab A 7 polegadas. Todos os finalistas ganharam troféu e brindes. O concurso foi realizado pela agência do DETRAN de Amambai, em parceria com a Prefeitura de Amambai, por meio do Detrat e da secretaria de Educação. Alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas de Amambai enviaram redações à agência do Detran. O concurso contou também com o patrocínio da empresa Mendes Transportes, que viabilizou as premiações.

“Inspirados no tema do Maio Amarelo de 2019, ‘No trânsito o sentido é a vida’, a gente procurou dar mais sentido a campanha, por entendermos que a maior parte das imprudências no trânsito deve-se a ineficiência ou falta de educação; Com base nisso, buscamos sensibilizar a comunidade escolar levando ate ela palestras, apresentação de filmes educativos e peças de teatro em parceria coordenadoria de educação para o trânsito do Detrat. E como ponta pé inicial abrangemos a bicicleta, um veículo que é pouco respeitado, pouco utilizado e poucas pessoas sabem como conduzi-lo corretamente nas vias públicas. Para instigar a pesquisa e a busca pelo conhecimento por parte de alunos, realizamos este concurso de redação, que só foi possível graças ao apoio de empresas privadas e parceria com demais órgãos” Conta Ramão, destacando ainda que as redações surpreenderam na qualidade.

“Estamos muito contentes com o resultado alcançado, tivemos redações brilhantes. Isso prova que os alunos se esforçaram para pesquisar e demonstraram que tem muito conhecimento sobre o assunto.”, finaliza.

Confira a redação ganhadora na íntegra:

 

As bikes em Amambai

Giovana Lhopi de Souza- 2º Ano A- Escola Estadual Cel. Felipe de Brum

Professor: José Carlos da Silva

A bicicleta é um dos melhores meios de transportes existentes, além da sua praticidade, as bikes não poluem o meio ambiente. E podem ser usadas não só para fins esportivos, mas também para qualquer ocasião, desde ir para o trabalho até para um passeio no final de semana. Porém, as pessoas não usam mais as bicicletas com tanta freqüência.

Na maioria das vezes, as pessoas optam pelos automóveis por não fazerem esforço e deixam de lado as bicicletas, que além de não poluírem, trazem maior mobilidade no trânsito. É um transporte saudável, bom para quem quer abandonar os hábitos sedentários.

Amambai apesar de ser uma cidade pequena tem um intenso tráfego de carros, principalmente nas horas de pico. Seu uso, às vezes, é um pouco perigoso. Nossa cidade não tem uma via só para bikes, eles trafegam com outros veículos maiores, e de vez em quando por uma falta de atenção ocorrem acidentes que até tiram vidas. Sem ciclovias, os nossos ciclistas ficam sem lugar para andar e acabam indo para as ruas aonde se arriscam em meio aos carros.

Portanto para que aumente o número de bikes em Amambai, a construção de ciclovias será de fundamental importância, pois aumenta a segurança, evitando acidentes e tornando mais seguro o tráfego de bicicletas em nossa cidade. As ruas, que poderiam ser construídas ciclovias, são a Sete de Setembro e a da República, nas quais há mais espaço e menor fluxo de caminhões.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete