21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Precatórios do antigo Fundef não podem ser utilizados para pagar professores

2019-05-23 13:03:36

No mesmo dia em que parlamentares promoveram debate sobre a permanência e o aprimoramento do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o TCU (Tribunal de Contas da União) protagonizou audiência pública sobre os precatórios do antigo Fundo, o Fundef.

Aos membros da Subcomissão sobre o Financiamento da Educação, a representante do TCU, Vanessa de Lima, lembrou que o tribunal vetou o uso dos recursos para pagamento de salários e passivos trabalhistas de professores, por acreditar que o dinheiro é extraordinário e não pode ser destinado a despesas permanentes.

Estimados em R$ 90 bilhões, os precatórios são referentes ao ressarcimento de verbas não pagas corretamente pela União na vigência do Fundef, entre 1998 e 2006. Pela lei, no mínimo 60% dos recursos do Fundo devem ser destinados para o pagamento de professores, mas a CNM (Confederação Nacional de Municípios) vem defendendo – inclusive em reuniões no TCU – que os Municípios tenham autonomia na destinação dos valores.

Diversas vezes, o Tribunal manifestou entendimento de que, por não serem permanentes, os recursos dos precatórios do Fundef devem servir apenas para investimentos em salas de aula e equipamentos, por exemplo.

O impasse envolve a categoria dos profissionais de educação, que defende pagamento, com essa verba, de salários, atuais e atrasados.

O Supremo Tribunal Federal marcou para 12 de junho o julgamento de algumas ações relativas à destinação dos recursos dos precatórios do antigo Fundef.

A CNM, representando o movimento municipalista, acompanha os debates e decisões, com o objetivo de defender a atuação autônoma dos gestores locais e o cumprimento das políticas públicas, que passa necessariamente pelo financiamento federal.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete