22/05/2019 14:01

Deputado Neno Razuk propõe substituição do quadro negro por lousa branca revestida de vidro nas escolas da rede Estadual

O deputado Neno Razuk  durante sessão na AL/MS. (Foto: Assessoria)

Preocupado com a saúde dos professores e alunos, o deputado estadual Neno Razuk apresentou nesta quarta-feira (22), Projeto de Lei que visa a substituição do quadro negro pela lousa branca revestida de vidro nas escolas da rede pública estadual. A intenção é evitar que durante as aulas, professores e alunos tenham contato com o giz escolar, que segundo especialistas em alergia e imunologia, podem causar doenças respiratórias, sem contar a presença do óxido de cálcio, elemento prejudicial à saúde.

Conforme o projeto, a intenção é que, a partir da vigência da lei, as escolas que forem construídas ou reformadas deverão contar com esse tipo de lousa. Com relação às demais, a previsão é que em três anos, a partir da vigência, a substituição seja feita em todas as escolas.

“O professor passa muito tempo em sala de aula, utilizando o giz, isso pode agravar a situação daqueles, que porventura tenham asma, rinite, por exemplo, e mesmo os que não tenham algo preexistente também sentem os malefícios”, declarou o deputado.

No projeto, o deputado também sustenta que a substituição se trata de uma medida preventiva e que evita elevar os gastos públicos, pois evita-se o afastamento do professor do trabalho e também que ele recorra ao atendimento público de saúde. Além disso, as lousas revestidas têm uma durabilidade maior que as brancas já utilizadas em algumas escolas.

Fonte: Assessoria Neno Razuk