22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Deputado Neno Razuk propõe substituição do quadro negro por lousa branca revestida de vidro nas escolas da rede Estadual

2019-05-22 14:01:13

O deputado Neno Razuk  durante sessão na AL/MS. (Foto: Assessoria)

Preocupado com a saúde dos professores e alunos, o deputado estadual Neno Razuk apresentou nesta quarta-feira (22), Projeto de Lei que visa a substituição do quadro negro pela lousa branca revestida de vidro nas escolas da rede pública estadual. A intenção é evitar que durante as aulas, professores e alunos tenham contato com o giz escolar, que segundo especialistas em alergia e imunologia, podem causar doenças respiratórias, sem contar a presença do óxido de cálcio, elemento prejudicial à saúde.

Conforme o projeto, a intenção é que, a partir da vigência da lei, as escolas que forem construídas ou reformadas deverão contar com esse tipo de lousa. Com relação às demais, a previsão é que em três anos, a partir da vigência, a substituição seja feita em todas as escolas.

“O professor passa muito tempo em sala de aula, utilizando o giz, isso pode agravar a situação daqueles, que porventura tenham asma, rinite, por exemplo, e mesmo os que não tenham algo preexistente também sentem os malefícios”, declarou o deputado.

No projeto, o deputado também sustenta que a substituição se trata de uma medida preventiva e que evita elevar os gastos públicos, pois evita-se o afastamento do professor do trabalho e também que ele recorra ao atendimento público de saúde. Além disso, as lousas revestidas têm uma durabilidade maior que as brancas já utilizadas em algumas escolas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete