32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

IR 2021: veja como recuperar o recibo da declaração anterior

2021-04-12 09:02:55

O preenchimento do número do recibo da declaração de 2020 não é obrigatório para o Imposto de Renda 2021. Porém, você precisará da numeração caso necessite realizar uma declaração retificadora neste ano. O envio do IR começa em 1º de março e vai até 30 de abril.

Com o número do recibo, é possível elaborar a retificação e acompanhar, pela internet, o andamento do processo. É possível recuperar o recibo de três formas diferentes:

Ao abrir a versão do programa usada para preencher e enviar a declaração, o próprio sistema informa o número do recibo. Também é possível, através dele, imprimir o comprovante para mantê-lo arquivado em papel. Os dados também ficam gravados no disco rígido do computador que foi utilizado para enviar a declaração. Basta entrar em Arquivos de Programa e procurar pela pasta do programa da Receita Federal.

A Receita não fornece cópias de recibos de entrega de declarações por e-mail, ou por canal de atendimento telefônico. Porém, ela pode ser obtida no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC. Para acessá-lo, porém, o contribuinte já precisa possuir um certificado digital ou código de acesso gerado anteriormente.

Se por estes dois meios o contribuinte não conseguir recuperar o recibo da declaração anterior, resta apenas procurar pessoalmente a Receita Federal. Para saber qual a unidade de atendimento ao contribuinte mais próxima, basta consultar o site do órgão. Veja a lista de unidades.

Atenção: em muitos locais, o atendimento está restrito ou suspenso em decorrência a pandemia do coronavírus. Entre em contato com a agência antes de dirigir-se ao local.

A Receita orienta a levar um pendrive para que a cópia digital seja gravada. Caso o contribuinte esqueça, é possível imprimir no local, mas há custos neste caso.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete