32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

IGP_M Negociações driblam nova alta de aluguéis em Amambai

2021-01-28 12:36:04

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) está em alta, ele que é usado como medidor para reajustar os contratos de aluguel. A aceleração de 1,18% para 2,37% na segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 conduziu a taxa em 12 meses do indicador a um aumento de 25,46%. Segundo o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e responsável pelo indicador, André Braz, esse aumento é o mais intenso desde junho de 2003 (28,68%).

Na prática, o índice deveria causar altas expressivas nos valores de aluguel.  Para entender como o impacto é sentido em Amambai, o Grupo A Gazeta conversou com alguns profissionais do setor imobiliário e constatou que a alta tem sido driblada com a negociação entre proprietários e inquilinos.

De acordo com empresário Vanclei Antunes, proprietário de uma imobiliária no município, as locações já estão com um valor elevado devido à defasagem de imóveis. “Em Amambai as locações estão muito caras devido a lei da oferta e da procura também, pois temos muita procura e pouca oferta”, explica, destacando que uma saída encontrada no município foi buscar uma negociação para manter o imóveis alugados.

“Os reajustes por IGP-M são muito altos e na intenção de nós mantermos os inquilinos, basicamente não aumentamos nenhuma locação na porcentagem do índice. É muito alto mesmo, ninguém aguenta pagar 25% a mais por mês no aluguel. Então foram feitos muitos acordos (…) o que era para aumentar 200, aumentou 100 ou 80, e algumas não foram reajustados, devido a pandemia também. Hoje preferimos manter o valor e manter o imóvel locado”, informou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete