32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Dólar fecha em leve alta em dia de Copom

2020-08-05 16:30:06

O dólar fechou em leve alta nesta quarta-feira (3), com os investidores de olho na decisão do Banco Central do Brasil sobre a nova taxa básica de juros do país. A expectativa do mercado é que o Comitê de Política Monetária (Copom) deverá reduzir a Selic para novo piso histórico de 2% ao ano.

A moeda norte-americana subiu 0,14%, vendida a R$ 5,2926. Na parcial da semana e do mês, já subiu 1,45%. No ano, tem alta de 31,99%. O Banco Central realizou neste pregão leilão de swap tradicional de até 10 mil contratos com vencimento em novembro de 2020 e março de 2021.

Na cena externa, o ouro ampliou os ganhos e atingiu nesta quarta-feira uma nova máxima recorde à medida que um dólar fraco e rendimentos dos títulos de dívida dos Estados Unidos em queda alimentavam uma onda de compras entre os investidores que procuram uma reserva segura de valor.

Com os mercados abalados pela pandemia de coronavírus, o ouro acumula avanço de mais de 34% no ano e é um dos ativos com melhor desempenho em 2020. Na agenda de indicadores, o Relatório Nacional de Emprego da ADP mostrou criação de 167 mil vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos em julho, bem abaixo da projeção do mercado de abertura de 1,5 milhão de novos postos.

Na cena doméstica, as atenções estão voltadas para a decisão do Banco Central sobre a nova taxa básica de juros, que será anunciada por volta das 18h. Atualmente, a Selic está em 2,25% ao ano. A previsão dos analistas é de que a taxa recue para 2% nesta semana e que assim permaneça até o fim deste ano.

A expectativa é de que essa seja a última redução do ciclo de cortes da taxa de juros, iniciado em agosto de 2019, e que a taxa permaneça em 2% ao ano até setembro do ano que vem, quando voltaria a subir.

Muitos analistas citam o ambiente de juros baixos como um dos principais fatores para a disparada do dólar em 2020, uma vez que reduz rendimentos locais atrelados à Selic, prejudicando o investimento estrangeiro e, consequentemente, o fluxo cambial.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete