30/04/2020 13:27

Prefeitura de Caarapó pode voltar a reduzir horário de funcionamento do comércio local

Prefeito André Nezzi diz que pode retomar medidas restritivas se comerciantes e população descumprirem normas

Infelizmente, muita gente não está levando a sério o perigo que o novo coronavírus representa para a vida das pessoas. Apesar das medidas adotadas pelo Poder Executivo municipal, com respaldo do Comitê Municipal de Prevenção ao Avanço da Covid-19, o que se vê é um desrespeito geral às regras de prevenção: filas sem o distanciamento mínimo recomendado, aglomerações de pessoas, restaurantes com atendimento sem critério, enfim, risco total de contágio.

Prefeito André Nezzi na manhã desta quinta-feira em seu gabinete, na prefeitura. (Foto: Dilermano Alves)

Em rede social, o prefeito André Nezzi (PSDB) lamentou o comportamento de parte dos caarapoenses. “Infelizmente, muitos proprietários de estabelecimentos comerciais e boa parte da população caarapoense em geral não estão seguindo as normas de isolamento, muito menos respeitando as recomendações de prevenção à Covid-19”, escreveu. “Atendemos o pedido de diversos segmentos do comércio e flexibilizamos a quarentena, porém muitos comerciantes não estão respeitando as restrições exigidas para funcionarem e não temos equipes suficientes para fiscalizar todos os pontos ao mesmo tempo. Então, poderemos exigir o uso de máscaras para comerciantes, funcionários e pessoas que adentrarem os estabelecimentos”, acrescentou.

De acordo com o dirigente, já está sendo estudada a adoção de medidas mais rígidas e, “caso continuem as desobediências ao nosso decreto, iremos rever a flexibilização”.

O mandatário registra que o número de mortes e de pessoas contaminadas pelo vírus cresceu assustadoramente no país. “Não queremos que isso aconteça em nosso município”, pontua. “Por isso, recomendamos a não aglomeração de pessoas, que os comércios não atendam simultaneamente mais que 30% da sua capacidade de público, que todos os funcionários e clientes usem máscaras. Contamos com a colaboração e a conscientização de todos. O risco de contrair o coronavírus é real e ele mata”, alertou o prefeito.

Diariamente, o Comitê Municipal de Prevenção ao Avanço da Covid-19 de Caarapó divulga mensagens sobre a importância das medidas de combate à disseminação do novo coronavírus. Em carro de som que percorre os bairros da cidade, as mensagens destacam a importância do isolamento e distanciamento social, os hábitos de higiene e o uso de máscara facial.

“A gente não tem a certeza se o vírus já circula por aqui ou não. Sendo assim, é melhor que a gente se proteja, porque o coronavírus é fatal, como se tem visto Brasil afora. Fazemos esse apelo: vamos nos cuidar, para que não tenhamos que lamentar depois”, conclamou o prefeito André Nezzi.

Fonte: Dilermano Alves/Assessoria Prefeitura