29/08/2019 09:42

Comércio de Amambai vai abrir o dia inteiro neste sábado

Pela Convenção Coletiva firmada entre os sindicatos, o comércio da cidade pode abrir em tempo integral todo o primeiro sábado do mês. Como em setembro vai cair em feriado nacional, esta abertura foi antecipada.

Em virtude do feriado de 7 de setembro, a abertura do comércio em tempo integral em Amambai, que sempre acontece no primeiro sábado do mês, desta vez foi antecipada em uma semana. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

O comércio de Amambai vai abrir o dia inteiro neste sábado, dia 31 de agosto. A informação é dos sindicatos, laboral em patronal e foi confirmada pela ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai).

Pela Convenção Coletiva, firmada entre o Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC) de Ponta Porã, ao qual Amambai é assistida e o SICOBAI (Sindicato do Comércio Varejista de Amambai), com exceção a supermercados e conveniências, entre outros similares, o comércio de Amambai, como lojas de roupas e calçados, eletrodomésticos e peças, por exemplo, só podem abrir em tempo integral, ou seja, o dia inteiro, apenas um sábado por mês, que ficou definido como o primeiro sábado de cada mês. No restante do mês a abertura só é permitida até o meio dia.

Como neste mês de setembro o primeiro sábado do mês vai cair no dia 7, feriado nacional da Independência do Brasil, ficou definido na convenção que, excepcionalmente nesse período a abertura em tempo integral do comércio amambaiense seria antecipado para o final de semana anterior, ou seja, para este sábado, dia 31 de agosto.

Procurada pela reportagem do grupo A Gazeta a ACIA confirmou o acordo firmado durante a Convenção Coletiva do ano passado entre os sindicatos para esta data e informou que maiores informações sobre como proceder, tanto para empregados como para empregadores, nesse perídio de 31 de agosto e 7 de setembro poderão ser obtidas diretamente junto ao SEC, em Ponta Porã pelo fone (67) 3431-1613.

Fonte: A Gazetanews