22.6 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Faça a sua parte: receba os recenseadores do IBGE em sua casa para fortalecer Amambai no Censo 2022

2022-08-10 16:27:10

Faça a sua parte: receba os recenseadores do IBGE em sua casa para fortalecer Amambai no Censo 2022

O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou em 1º de agosto com foco em traçar um perfil da população ajudando a identificar problemas sociais e econômicos e os recenseadores amambaienses já estão visitando residências do município.

Os recenseadores estarão indo de casa em casa para entrevistar os moradores e em caso de recusa no primeiro contato, a orientação dada é que o agente retorne ao domicílio em outro momento. Em caso de necessidade, poderá ocorrer até mesmo uma terceira tentativa.

A pesquisa propriamente dita consiste em dois questionários: o básico com 26 quistos, que leva em torno de cinco minutos para ser respondido e o ampliado, com 77 perguntas, que será respondido por cerca de 11% dos domicílios brasileiros, levando cerca de 16 minutos.

De modo geral, são requeridos dados relacionados às características gerais dos domicílios e seus moradores, tais como: estado civil, identificação étnico-racial, religião, escolaridade, dados relacionados ao trabalho e renda, estado de saúde, entre outras informações.

É requisitado a população que colabore com o trabalho dos recenseadores a fim de que tenhamos uma ampla cobertura dos dados, o que possibilitará a administração municipal chegar a um diagnóstico que represente a realidade de nosso município.

Além disso, as informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados, entre eles o detalhamento da população em risco para campanhas de vacinação, distribuição de transferência da União para estados e municípios com impacto significativo nos orçamentos, transferência de recursos para a administração de programas sociais e a identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes, energia e programas de assistência a crianças, jovens e idosos.

Os dados coletados são sigilosos e os recenseadores estarão identificados com colete, crachá, boné, tablet ou smartphones, mas se o munícipe quiser confirmar a sua identificação, pode ligar para o número 0800-721-8181.

Cabe salientar que aqueles que possuem receios sobre receber o recenseador poderão contar com apoio de familiares ou vizinhos de confiança para que estejam ao lado do morador a qualquer momento, auxiliando na resposta aos questionamentos.

Conheça nossos agentes:

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete