12/11/2021 15:17

Grupo de Teatro indígena de Amambai realiza apresentação no Campo Grande em Cena do SESC Cultura

Is allowance instantly strangers applauded

O Grupo de Teatro Indígena Pa’iKuara Rendy (PKR) da Aldeia Amambai partiu rumo a Campo Grande, Capital do Estado, na quinta-feira, 11 de novembro, para realizar apresentação do espetáculo Gritaram-me Bugra durante o festival Campo Grande em Cena do SESC Cultura.

Ainda nesta sexta-feira, 12 de novembro, os membros do projeto, que surgiu de um processo criativo através do "Mulheres em Cena", da secretaria municipal de Desporto e Cultura (SEDESC), participarão de um bate-papo, com mediação de Carin Louro.

"Gritaram-me bugra" traz em cena uma indígena que conta o seu sentimento de ser uma nativa e como o preconceito e a discriminação afetam a sua vida. Um misto de tristeza e orgulho de ser chamada de bugra, que remete à cultura indígena do país como um ser inferior e que muitas vezes soa como ofensa.

Ela expõe a questão do feminicídio e reflete sobre sentir orgulho de ser quem ela é, valorizando as cores e ritos de sua cultura por meio dos instrumentos Guarani Kaiowá e os cantos. O trabalho é uma realização do Grupo de Teatro Liberdade Pa’iKuaraRendy (PKR0, formado por indígenas Guarani Kaiowá da comunidade do município de Amambai.

Fazem parte do projeto os atores Cristiane Lossate, Adeilson Gonçalves Vasques, Gebesson Losano, Letícia Duarte Martins, Athaiele Souza e Poliane Velasques Lima, além de Elza Rodrigues com maquiagem e figurino, Duadino Martines na direção e Alessandra Tavares na produção.

O Pa’iKuaraRendy (PKR) conta com apoio da Prefeitura Municipal de Amambai, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (SEDESC).

Conheça mais sobre o Grupo através deste documentário produzido em 2021: https://youtu.be/dISVZOwbDW4.

Fonte: Decom- Prefeitura de Amambai