07/10/2021 18:02

Projeto vai levar leitura e cultura às escolas e vilas da cidade em Amambai

De iniciativa de Dr. Odil Puques, a Kombiteca terá como meta oportunizar as pessoas, sobretudo as crianças e adolescentes a chance de conhecer o mundo mágico dos livros e adquirir o gosto e hábito pela leitura.

Is allowance instantly strangers applauded
O advogado, vereador e idealizador do projeto Komiteca em Amambai, Dr. Odil Puques. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Em um tempo onde o mundo virtual predomina e impacta no comportamento e na aprendizagem das pessoas, um projeto visa incentivar, sobretudo crianças e adolescentes a ler e a adquirir o hábito pela leitura, em Amambai. 

Idealizada e elaborada pelo advogado e vereador, Dr. Odil Puques (DEM), a Kombiteca como foi denominada a biblioteca ambulante, será equipada com amplo acervo que será criado através de doações e apoio da sociedade em geral, irá percorrer vilas e escolas da cidade, disponibilizando livros de vários segmentos literários, entre eles literatura regional, nacional e internacional.

“Eu gosto sempre de falar que sou produto da leitura e quero oferecer essa oportunidade a outras pessoas”, disse o criador na iniciativa, Dr. Odil Puques, ao fazer questão de ressaltar que se hoje é um advogado bem sucedido na carreira e têm condições de trabalhar pela sociedade amambaiense na função de parlamentar, tudo começou quando tinha entre 7 e 8 anos de idade, ocasião em que teve acesso ao livro “A Ilha Perdida” e então despertou em sim essa vocação pela leitura, fator que foi crucial no incentivo a seu estudo e na busca por uma formação universitária.

No vídeo Dr. Odil fala sobre a iniciativa da  Kombuteca 

“Também dentro do contexto da Kombuteca pretendemos levar às escolas e às vilas de nossa cidade, ações no âmbito cultural como apresentações teatrais e contação histórias, por exemplo,”, disse Dr. Odil ao ressaltar que todo o trabalho será desenvolvido através de parcerias.

Na ocasião ele já enumerou alguns parceiros na iniciativa como o contador e ex-prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, que cedeu a Kombi para ser personalizada e abrigar a Kombiteca, a Zeca Móveis, o atual prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, as vereadoras, Lígia Borges e Cida Farias, o vereador Paulo Sérgio Locutor e o presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Valter Brito da Silva. “Esses vereadores são colaboradores individuais do projeto”, enfatizou Dr. Odil.

 

Fonte: A Gazetanews