05/10/2021 11:29

Em plantão inusitado bombeiros socorreram tatu em trabalho de parto, gato vítima de atropelamento e removeram abelhas de área habitada em Amambai

Vilson Nascimento

O Corpo de Bombeiros teve um plantão inusitado com pelo menos três ocorrências envolvendo animais entre a manhã desta segunda (4) e amanhã desta terça-feira, 5 de outubro, em Amambai.

Nas fotos o tatu e o filhote resgatado pelos bombeiros e o momento que o médico veterinário, Ednor Bampi, da Clínica Veterinária Cani'Cat, prestava atendimento aos animais. (Fotos: CBM e Divulgação)

O plantão foi tranquilo no que diz respeito inclusive aos cotidianos atendimentos de pessoas vítimas de acidente e com apenas remoções de pacientes a unidades de saúde, mas por outro lado, houve chamadas para atendimentos não muito comuns no dia a dia da corporação.

Em um dos casos a equipe de plantão resgatou um tatu da espécie Tatu Peba, que estava em trabalho de parto.

O tatu e o único filhote, já que esse tipo de animal geralmente tem ninhada com vários filhotinhos, foi encaminhado ao médico veterinário Ednor Bampi, que sempre atende voluntariamente, por meio de sua clínica, a “Clínica Veterinária Cani'Cat”, animais silvestres resgatados pelos bombeiros e forças de segurança, em Amambai.

Segundo o veterinário a mãe apresentava vários ferimentos, possivelmente proveniente de ataque de cachorros, mas o filhote não estava ferido.

“A mãe depois de medicada reagiu bem e inclusive tomou água, porém não tinha leite para amamentar o filhote”, disse Ednor Bampi ao informar que iria adotar um sistema de mamadeira para alimentar o filhote de tatu.

O objetivo, segundo o médico veterinário é recuperar o tatu e seu filhote para posteriormente soltar em seu habitat natural.

Outras ocorrências

Também durante o plantão a equipe do 16º SGB (Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros) resgatou, após ser acionada por populares, um gato que estava abandonado na cidade.

Segundo os bombeiros o felino ainda jovem, que estava sem os movimentos das patas traseiras, possivelmente por ter sofrido atropelamento, foi resgatado quando estava sob um veículo na região central da cidade.

Depois de resgatado o gato foi encaminhado pelos bombeiros à Adote um Campeão de 4 Patas, uma organização não governamental que resgata e cuida de animais em situação de abandonou ou maus tratos, em Amambai.

Ainda durante o plantão, a equipe do 16º SGB realizou a remoção e soltou em uma região de floresta e desabitada, um enxame de abelhas que havia se alojado no Hotel de Trânsito, na Vila Militar do 17º RC Mec, uma unidade do Exército Brasileiro, com sede em Amambai.

 

Fonte: A Gazetanews