29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vereadora Janete entrega Moção a bombeiros que fizeram parto dentro da viatura em Amambai

2021-09-16 12:29:09

Vilson Nascimento

A vereadora Janete Córdoba (PSDB) realizou a entrega nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, de uma Moção Legislativa aos militares do 16º SGB (Subgrupamento do Corpo de Bombeiros) que realizaram um parto dentro da viatura, em Amambai.

A homenagem da Câmara Municipal, proposta pela vereadora Janete, que recebeu o respaldo dos demais vereadores que compõe a atual legislatura em Amambai, foi um reconhecimento do Poder Legislativo local à dedicação e ao profissionalismo dos militares durante o ato.

“Os bombeiros que atuaram na ocorrência demostraram, além de muito profissionalismo e dedicação em suas funções, o comprometimento que tem em relação a prestar uma atendimento de excelência para nossa população”, disse a autora da proposição, Janete Córdoba, que antes da chegada do Corpo de Bombeiros ao município era integrante voluntária do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntario à Emergência), que prestava socorro a pessoas vítimas de acidentes em Amambai.

Relembre o caso

Após ser acionada pela CASAI (Casa da Saúde Indígena), a equipe de plantão 16º SGB, que tem sede em Amambai, mas atende também outros quatro municípios da região, (Tacuru, Paranhos e Coronel Sapucaia) prestou socorro, no dia 14 de agosto deste ano, a uma mulher indígena, que estava prestes a dar a luz.

A mulher de 33 anos, residente em uma localidade de difícil acesso aos fundos da aldeia Amambai, acabou entrando em trabalho de parto quando era conduzida ao hospital.

Na foto momento que os militares realizavam o parto dentro da UR (Unidade de Resgate) na época dos fatos. (Foto: CBM)

Rapidamente, aplicando as técnicas aprendidas durante o curso de formação e durante a carreira profissional, a equipe, composta pelo sargento Fernandes e os soldados, Fellete, Cortez e Cadorin, entrou em ação e realizou o parto ali mesmo, dentro da UR (Unidade de Resgate).

Após o nascimento da criança, realização de todas as medidas necessárias em ocasiões dessa natureza e constatarem que mãe e filha passavam bem, os bombeiros seguiram com a mulher até o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai para que a mãe e a bebê passassem por cuidados médicos de rotina.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete