26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Manifesto pede a reabertura do comércio em Amambai

2021-03-26 17:20:48

Vilson Nascimento

Comerciantes e apoiadores da causa realizaram na tarde dessa sexta-feira, 26 de março, um manifesto pela reabertura do comércio, em Amambai.

A manifestação teve início com uma carreata que cortou o centro comercial da cidade e culminou com uma concentração na praça central e em frente à Prefeitura de Amambai.

Com o brado “queremos trabalhar”, os manifestantes protestavam contra o novo decreto estadual que passou a valer a partir dessa sexta-feira (26) e endureceu a medidas restritivas de circulação de pessoas como forma de tentar barrar a discriminação da covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Pelo novo decreto estadual, que tem validade até o dia 4 de abril, vários setores do comércio não poderão abrir para atendimento presencial, o que para os comerciantes, principalmente dos de menor porte, vai significar grandes perdas.

Veja vídeo da manifestação nessa sexta em Amambai

Em live realizada na noite dessa quinta-feira, dia 25, (clique AQUI para rever) o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, ressaltou que no momento, com o número de casos controlados, o município não teria necessidade de aplicar medidas tão restritivas, mas por se tratar de um decreto estadual, o Executivo Municipal não tem amparo jurídico para flexibilizá-lo.

Na live a procuradoria jurídica da Prefeitura de Amambai também detalhou as atividades que podem, quais não podem e como devem funcionar durante o período de medidas restritivas mais duras no Estado.

O decreto estadual (clique AQUI para ver) tem por objetivo, segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul) provocar a diminuição dos números de casos de cvid-19 e desafogar o sistema de saúde, sobretudo as UTIs, que já estão lotadas no Estado, bem com, com a redução do número de casos, também reduzir o número de mortes por coronavírus em MS.

Nas últimas 48 horas, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela SES, 130 pessoas morreram vítimas da covid-19 em Mato Grosso do Sul, 70 delas só nas últimas 24 horas. Na região Cone Sul do Estado, incluindo Amambai, foram 11 mortes nas últimas 48 horas.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete