26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sanesul quer universalizar a coleta e o tratamento do esgoto em Amambai

2021-02-26 11:20:31

A Sanesul tem um grande projeto para ampliar o sistema de esgotamento sanitário de Amambai. São 80 km de rede coletora de esgoto e mais de 4 mil ligações domiciliares para executar.

Até o momento, 31% do projeto foi executado. Os bairros que já foram beneficiados são o Marechal Rondon, Pazeto, São Francisco, São Luiz, Alva, Santa Catarina, Mariana, Fioramonte, Martins, Glória, Indiana, Nhú Verá, Alcindo Franco Machado e Vila Mangay. Os moradores já estão interligados, utilizando o serviço, podendo desabilitar as fossas que eram utilizadas.  

 A rede de coleta que fica na rua é ligada no imóvel para captar todo o esgoto que é produzido. Depois ele é transportado até a estação onde passa por tratamento rigoroso e é devolvido para o ambiente sem perigo de poluição. 

Amambai possui recursos da primeira etapa do programa Avançar Cidades (convênio da Sanesul com a Caixa Econômica).

O valor é expressivo, R$ 16,8 milhões, para serem aplicados apenas em esgotamento sanitário. O objetivo é que 90% da cidade use o sistema de coleta no fim dessas obras. 

“Amambai faz parte do projeto de universalização do saneamento que o Governo do Estado e a Sanesul criaram para o Estado. Com essas obras do avançar cidades o serviço de esgotamento vai cobrir mais de 90% dos imóveis da cidade. Como já universalizamos o fornecimento de água, estamos concentrados em levar o esgotamento sanitário para todos os moradores, promover mais saúde e qualidade para se viver”, explicou o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr.

Estação de Tratamento de Esgoto em Amambai é completa e faz o filtro do material coletado

Investimento – Vereadores do município estiveram com a diretoria da Sanesul para conhecer o plano de investimento criado pela empresa para Amambai. Na atual gestão do governo do estado, a Sanesul investe R$ 22,4 milhões em água e esgoto em Amambai, município com agricultura e pecuária bem desenvolvidas, sendo a maior fonte econômica.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete