24/02/2021 17:31

Vereador Odil Puques busca criação de Conselho de Cultura em Amambai

Na mesma indicação, o vereador também pede a alteração da lei, mudando o nome da Fundesc para Sedesc

Is allowance instantly strangers applauded
Imagem de arquivo do Festibai, o Festival de Música de Amambai. Conselho de Cultura visa preservar e expandir o amplo acerco cultural do município, segundo Odil. (Foto: Arquivo)

Vilson Nascimento 

Com o objetivo de dar os primeiros passos visando um trabalho voltado para o incentivo à cultura no município, o vereador, Dr. Odil Puques (DEM), apresentou, durante a sessão da Câmara Municipal nesse mês de fevereiro, uma indicação pedindo a adequação da legislação relativa ao setor, em Amambai. 

Na indicação destinada ao prefeito do município, Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB), Dr. Odil pede a adequação da lei municipal 2163 de 2009 que instituiu a Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura) de Amambai para constar, ao invés de Fundesc, Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura), tendo em vista que outra legislação deu a então Fundação o status de Secretaria, mas o nome não foi alterado na lei original. 

Conselho de Cultura 

Na mesma indicação o vereador Odil Puques, que é advogado, também pede ao Executivo Municipal para, após a alteração da nomenclatura da Fundesc para Sedesc, que seja criado em Amambai o Conselho Municipal de Cultura. 

“A cultura é um bem maior de uma nação, de um povo. Diz-se que somente através da educação e da cultura será possível mudar a realidade de nosso país, estados e municípios”, destacou o vereador ao relatar que, por seu histórico de miscigenação de raças, envolvendo culturas de outras regiões do Brasil, além do Paraguai e indígena, o acervo cultural amambaiense é rico e muitas entidades buscam incentivar esse patrimônio.

 

Fonte: A Gazetanews