06/01/2021 16:00

Ato realizado dia 1 marcou a posse do novo capitão da aldeia Amambai

João Gauto e seu vice, Ronaldo Ortiz, vão administrar e representar a comunidade indígena no quadriênio 2021/2024.

Is allowance instantly strangers applauded
Nas fotos momentos do ato de posse das novas lideranças da comunidade na aldeia Amambai. (Fotos: Rubens Aquino/Cedidas à reportagem do grupo A Gazeta).

Vilson Nascimento

Um ato solene marcou a posse, na manhã do dia 1 de janeiro, de João Gauto e de Ronaldo Ortiz, como capitão e vice capitão da aldeia Amambai, a maior comunidade indígena do Cone Sul de Mato Grosso do Sul, com uma população estimada em mais de 8 mil habitantes, segundo a SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indígena).

João Gauto, que foi eleito capitão com 335 votos, durante eleição realizada no dia 6 de dezembro de 2020 e vai administrar e representar a aldeia Amambai durante o quadriênio 2021/2024, recebeu a liderança da comunidade indígena das mãos do ex-vereador e então capitão, Adair Saches.

Autoridades do município acompanharam a cerimônia de transição de cargo, que aconteceu na área do Centro Comunitário da comunidade indígena. Entre elas o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira e o vereador, representante da aldeia Amambai na Câmara Municipal local durante da legislatura 2021/2024, Jayson de Souza Moraes, o “Tato”, além do coordenador do Polo Regional da SESAI com sede em Amambai, Leonildo Acosta, o “Léo”.

 

Fonte: A Gazetanews